O fantasma do cárcere: percepção ambiental da enseada de Dois Rios, Ilha Grande (RJ).

Autores

  • Ana Beatriz Costa Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Sonia Vidal Gomes da Gama Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO29.26017

Palavras-chave:

Turismo, Uso e Ocupação, Paisagem Cultural

Resumo

O presente trabalho tem como tema a percepção ambiental, articulada com os conceitos de paisagem cultural e o histórico de uso e ocupação do solo. Dentro do território insular da Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ), destacam-se as unidades prisionais, as unidades de conservação e a atividade turística que resultam em uma morfodinâmica dos acontecimentos de forma singular, e são expressadas em diversos imaginários sobre o espaço. O objetivo é analisar as relações deste imaginário, quando veiculado aos usos das agências de viagens, com as percepções dos visitantes na enseada de Dois Rios. A metodologia está sustentada em dois autores: Paulo César da Costa Gomes e Yi-Fu Tuan. O primeiro auxiliando na inventariação dos patrimônios – tratados como paisagens culturais e com funções de atrativos turísticos – a partir dos discursos utilizados pelas agências; e o segundo, no intuito de trazer para a Geografia o sentimento pelo lugar, na perspectiva fenomenológica, exercendo a percepção do visitante, a partir de um questionário voltado para a sua capacidade de sentir e perceber o ambiente através dos seus sentidos, e reconhecer seu conhecimento ambiental. Os resultados apresentam diferentes interpretações dos patrimônios, e relações entre o homem e os atrativos, apontando um contato que, na maioria das vezes, se distancia, e em casos pontuais, aproxima-se com as ideias já propagadas pelo turismo no território insular.

 

 

 

KEYWORDS: Tourism, Use and Occupation, Cultural Landscape.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Costa Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia - UERJ

Sonia Vidal Gomes da Gama, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Assistente do Instituto de Geografia – UERJ

Referências

AMORIM, N. M. Da pirataria ao turismo: múltiplas territorialidades, conflitos de gestão e planejamento ambiental na Ilha Grande (RJ). 2009. 69 páginas. Monografia, Graduação em Geografia – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GOMES, P. C. da C. O Lugar do Olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. 1º Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 .320 páginas.

PRADO, R. M. Ilha Grande: do sambaqui ao turismo. 1º Edição. Rio de Janeiro: Editora: Garamond; EDUERJ, 2006. 288 páginas.

ROSS, J. L. S. Ecogeografia do Brasil – Subsídios para Planejamento Ambiental. 1º Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2006. 208 páginas.

SANTOS, R. F. Planejamento Ambiental: teoria e prática. 1º Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2004. 184 páginas.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1º Edição. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Editora Eduel, 2013. 248 páginas.

__________. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Editora Eduel, 2012. 342 páginas.

XAVIER, H. A Percepção Geográfica do Turismo. 1º Edição.

São Paulo: Editora Aleph, 2007. 107 páginas.

XAVIER, T. F. Do território do cárcere ao território da proteção da natureza: conflitos no Parque Estadual da Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ). 2008. 112 páginas. Dissertação e mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DUTRA, F. F. Ilha Grande (Angra dos Reios, RJ): Ensaio sobre os atores no contexto das políticas públicas ambientais: o exemplo da Ilha Grande no Estado do Rio de Janeiro. 2008. 228 páginas. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, H. C. H. A. Turismo, Natureza e Cultura: Disputas por “Patrimônios” nos Debates “Participativos” na Ilha Grande – RJ. Ambiente & Sociedade. v. XVI, n. 4 p. 63-82. São Paulo, out.-

dez. 2013.

OLIVEIRA, L. Percepção Ambiental. Revista Geografia e Pesquisa. p. 56- 72, v. 06, nº 2. Ourinhos, 2012.

Downloads

Publicado

17-10-2019

Como Citar

FARIAS, Ana Beatriz Costa; DA GAMA, Sonia Vidal Gomes. O fantasma do cárcere: percepção ambiental da enseada de Dois Rios, Ilha Grande (RJ). Geografares, [S. l.], n. 29, p. 91–113, 2019. DOI: 10.7147/GEO29.26017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/26017. Acesso em: 28 mar. 2024.