Histórico do periódico

Esta é a primeira edição de Anais do I Colóquio do Grupo de Estudos em Teoria Política (GETPol), ocorrido em 04 de Maio de 2012 na UFES.

O Colóquio organizado pelo GETPol ocorrerá semestralmente, tendo como característica permanente a escolha de um tema e a participação de alunos e professores convidados interessados em dabater teoria política.

A primeira edição contou com a presença dos participantes do GETPol, e de pesquisadores da Arte da UFES e de outras instituições.

O tema central escolhido foi: ”Teorias e métodos a partir do pós-estruturalismo”. Os autores tiveram liberdade para propor as seus trabalhos dentro de um dos quatro eixos de discussão propostos: 1-) Ciência, Técnica, ideologia e método: Implicações teóricas do método na análise da política; 2-) Introdução à análise do discurso político com Chantal Mouffe e Ernesto Laclau; 3-) A dimensão ontológica do “político” e interdisciplinaridade;4-) Cercando o mundo que nos cerca – Novas teorias, novos métodos (Com Arturo Escobar).


O GETPol é um grupo de estudos ligado ao DCSO e ao PGCS da UFES teve seu ensaio inicial em 2010, mas formalizou-se em 2011. É constituído por alunos e alunas de graduação e pós-graduação de várias áreas desta universidade. Estando aberto para a participação de pesquisadores de todos os níveis e áreas da Academia, desde que, tenham a mesma inquietação com os temas em discussão na teoria política contemporânea.

A agenda de pesquisas e de estudos aborda, sobretudo, discussões em torno da democracia, da participação, da deliberação e da representação. Também estão contempladas, as teorias feministas e queer, o ambienlismo, entre outros temas.