Desafios na trajetória acadêmica e apoio psicológico ao estudante universitário: contribuições de dois Projetos de Extensão.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15783

Resumo

Descreve ações de apoio psicológico realizadas no âmbito de dois Projetos de Extensão do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo: Programa de Triagem Psicológica e Serviço de Atenção Psicológica ao Graduando. As ações visam auxiliar estudantes universitários, assistidos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e de Cidadania, a enfrentar os desafios pertinentes à trajetória acadêmica, de acordo com a política de assistência estudantil da instituição. As atividades desenvolvidas compreendem a realização de triagem psicológica, atendimentos individuais na modalidade de psicoterapia, e oficinas em grupo com as seguintes temáticas: desenvolvimento de habilidades sociais; orientação aos estudos; e controle de ansiedade e enfrentamento do estresse. Nos anos de 2015 e 2016 participaram 166 estudantes, em sua maioria do sexo feminino, cursando seu primeiro curso superior, recebendo algum tipo de bolsa ou auxílio, e estudando preferencialmente do 1º ao 3º períodos de cursos matutinos. Foram realizadas, no total, 9 oficinas, e ao seu término, os estudantes realizaram uma avaliação na qual apontaram a importância da aprendizagem que tiveram. Assim, os projetos de extensão colaboraram na superação das dificuldades enfrentadas pelos graduandos em sua trajetória acadêmica, além de contribuir para a formação dos extensionistas de Psicologia ao articular ensino, pesquisa e extensão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinheiro Ramos, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente, é servidora pública da Universidade Federal do Espírito Santo como professora Adjunta do Departamento de Psicologia. Tem experiência como docente há 12 anos, atuando em cursos de graduação em Psicologia, Mestrado em Segurança Pública e outros cursos na área de Ciências Humanas. Também tem experiência como supervisora de estágio, coordenadora de estágio e coordenadora de curso de graduação em Psicologia. Atuou como professora de cursos de pós-graduação (especialização) e como coordenadora de curso de pós-graduação. Atuou por 10 anos em clínica particular, com Terapia Comportamental, na qual é especialista pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (2011). Foi servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo no cargo de Psicóloga por 2 anos. Foi membro da diretoria nacional da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), biênios 2011-2013 e 2013-2015. Atualmente desenvolve pesquisas ligadas aos temas: 1) estresse e estratégias de enfrentamento com diferentes populações; 2) avaliação de resultados de intervenções na clínica analítico-comportamental; 3) violência contra a mulher. Participa do Grupo de Pesquisa em Psicologia Pediátrica da ANPEPP e do Grupo de Pesquisa Processos Psicológicos e Saúde do CNPq.

Adriano Pereira Jardim, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo, lotado no Departamento de Psicologia, em regime de dedicação exclusiva, desde 11 de agosto de 2014. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na abordagem fenomenológica da psicoterapia e dos processos cognitivos relacionados, atuando principalmente nos seguintes temas: efetividade psicoterapêutica, memória de eventos marcantes da psicoterapia, consciência de si e narratividade das religiões afro brasileiras.

Ana Carla Pantoja Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Juliana Nascimento Lucas, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

26-06-2018

Como Citar

Ramos, F. P., Jardim, A. P., Gomes, A. C. P., & Lucas, J. N. (2018). Desafios na trajetória acadêmica e apoio psicológico ao estudante universitário: contribuições de dois Projetos de Extensão. Revista Guará, 6(9). https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15783

Edição

Seção

Artigos