PROGRAMA DE ATENÇÃO AO ALCOOLISTA: 30 ANOS DE ENSINO-ASSISTÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • LAERSON DA SILVA DE ANDRADE u=universidade federal do espíriot santo
  • Larissa de Oliveira Seabra Departamento de enfermagem ufes
  • Larissa Bezerra de Oliveira Departamento de Enfermagem Ufes
  • Sibele Albane Departamento de Enfermagem Ufes
  • Lucas Queiroz Subrinho Hospital Universitário da Ufes
  • Flávia Batista Portugal Universidae federal do Espírito SAnto
  • Marluce Mechelli de Siqueira Profª Titular do Deptº de Enfermagem (DENF)

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15820

Resumo

RESUMO

O consumo prejudicial do álcool é um dos principais fatores para a morbidade e mortalidade e em todo mundo. Nesse sentido, o Programa de Atendimento ao Alcoolista do Hospital Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo é criado em 1985. Em 1987 é efetivado como programa de extensão e nestes 30 anos, o Programa de Atendimento ao Alcoolista é referência na oferta assistencial ambulatorial. Trata-se de um estudo observacional de caráter descritivo e exploratório. Baseia-se na observação das consultas realizadas e análise documental das produções realizadas pelos profissionais envolvidos no processo de assistência aos alcoolistas e familiares. O programa de extensão universitária busca articular ensino, formação profissional e assistência. O estudo poderá contribuir para a replicação das ações bem-sucedidas do PAA-HUCAM-UFES no estado do Espírito Santo e auxiliar a construção de novas práticas cuidativas e capacitação de profissionais para atender ao consumidor de álcool.

Palavras-chaves: Alcoolismo, Saúde Mental, Cobertura de Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LAERSON DA SILVA DE ANDRADE, u=universidade federal do espíriot santo

Mestrando do Programa de Pós graduação em Saúde coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), membro da equipe técnica do Centro de Estudo e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD). Monitor no Programa de Atenção ao Alcoolista (PAA) no Hospital universitários Das Clínicas - UFES(2013-2014). Bolsista de Iniciação Científica no período de 2014-2015 (Cnpq). Bolsista de Iniciação Científica no período de 2015-2016 (FAPES). Membro concelheiro do Concelho Municipal de Saúde de Cariacica (2015-2017).

Larissa de Oliveira Seabra, Departamento de enfermagem ufes

Acadêmica de Enfermagem - UFES. Voluntária de Iniciação Cientifica pela CNPQ pelo projeto:Uso de álcool, ansiedade e depressão entre universitários da área da saúde da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (PUSPA/CCS/UFES). Monitora do Programa de Atenção ao Alcoolista (PAA). Membro do Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas na Universidade Federal do Espírito Santo (CEPAD-UFES).

Larissa Bezerra de Oliveira, Departamento de Enfermagem Ufes

Acadêmica de Enfermagem, Bolsista EXT no PAA-HUCAM. Membro da equipe técnica do CEPAD da UFES.

Sibele Albane, Departamento de Enfermagem Ufes

Acadêmica de Enfermagem, Iniciação Científica Voluntária. Monitora EXT no PAA-HUCAM. Membro da equipe técnica do CEPAD da UFES.

Lucas Queiroz Subrinho, Hospital Universitário da Ufes

Acadêmica de Enfermagem, Iniciação Científica Voluntária. Monitora EXT no PAA-HUCAM. Membro da equipe técnica do CEPAD da UFES.

Flávia Batista Portugal, Universidae federal do Espírito SAnto

Profª Adjunta do Deptº de Enfermagem (DENF) e dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e Saúde Coletiva (PPGSC). Coordenadora do PAA-HUCAM. Coordenadora de Pesquisa do CEPAD da UFES.

Marluce Mechelli de Siqueira, Profª Titular do Deptº de Enfermagem (DENF)

Profª Titular do Deptº de Enfermagem (DENF) e dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e Saúde Coletiva (PPGSC). Vice-coordenadora do PAA-HUCAM. Coordenadora do CEPAD da UFES

Downloads

Publicado

23-02-2018

Como Citar

DE ANDRADE, L. D. S., Seabra, L. de O., de Oliveira, L. B., Albane, S., Subrinho, L. Q., Portugal, F. B., & de Siqueira, M. M. (2018). PROGRAMA DE ATENÇÃO AO ALCOOLISTA: 30 ANOS DE ENSINO-ASSISTÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Guará, 5(8). https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15820

Edição

Seção

Artigos