Capacitação de profissionais socialmente vulneráveis em microgeração solar fotovoltaica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15841

Resumo

A geração solar fotovoltaica está em expansão, devido aos benefícios ambientais, custos decrescentes, nova legislação, fabricação de painéis solares no mercado nacional e aumento da tarifa de energia elétrica. Para facilitar a implantação em residências e no comércio é essencial haver consumidores conscientes e mão de obra capacitada para dimensionamento, comercialização, instalação, comissionamento e manutenção. O Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF conta com ampla experiência acumulada em atividade de ensino, pesquisa e demonstração da tecnologia. Em virtude da necessidade de popularizar e transferir o conhecimento em ciência e tecnologia, foi elaborado e ministrado o presente curso. Este trabalho inicialmente contextualiza a importância da microgeração solar fotovoltaica e os principais objetivos do curso. Em seguida, são descritas as principais etapas dos preparativos e da execução do projeto. Uma análise detalhada dos resultados revelou que foi possível alcançar o público alvo e as pessoas que receberam o certificado foram adequadamente capacitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Américo Valentim Américo Valentim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Servidor Público Federal do quadro ativo permanente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Técnico Administrativo em Educação. Membro das equipes de pesquisa do Laboratório Solar Fotovoltaíco da UFJF e também do Laboratório do Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF. Bacharel em Administração Pública e Mestre em Gestão de Sistemas de Engenharia.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

26-06-2018

Como Citar

Valentim, J. A. V. A. (2018). Capacitação de profissionais socialmente vulneráveis em microgeração solar fotovoltaica. Revista Guará, 6(9). https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15841

Edição

Seção

Artigos