A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DOS SABERES EXPERIÊNCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Débora Lázara Rosa CEUNES/UFES
  • Ana Néry Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Andréa Brandão Locatelli Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Resumo

A reflexão dos processos formativos a partir da epistemologia da prática contribui de maneira significativa na constituição dos saberes docente. Oportunizar ao licenciando vivenciar o ambiente profissional durante sua formação acadêmica se constitui etapa determinante na estruturação de novos e outros saberes que subsidiarão sua prática pedagógica. Assim foram analisados os diários de bordo dos licenciandos em Química, participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES) no município de São Mateus/ES. Os licenciandos foram orientados a registrar de maneira reflexiva e argumentativa as atividades realizadas nas Escolas de Educação Básica. Esses registros foram analisados e sistematizados a partir dos saberes mobilizados nas ações pedagógicas que contribuem na constituição da identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Lázara Rosa, CEUNES/UFES

Professora do Departamento de Educação com ênfase em Ensino de Química.

Ana Néry Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduação em Bacharelado em Química e Química Industrial pela UFRGS. Doutorado na área de Química Inorgânica pela UFGRS, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona. Professora de Química do DCN/CEUNES/UFES. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (CEUNES/UFES). Possui projetos de pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino de Química, Ensino de Ciências, Desenvolvimento de metodologias e materiais para o Ensino de Química, Ensino de Química para alunos com necessidades especiais

Andréa Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduação em Educação Física (1993), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física/Proteoria/UFES; e professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. (1982). Texto, contextos e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Em Aberto. Acesso em 17 abr. 2015, http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/ vol1/n8.
ANDRÉ, M.E.D.A. (Org.). (2012). O papel da pesquisa na formação e na prática de professores. Campinas, SP: Papirus.
BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
BRASIL (1996). Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.mec.gov/br/legisl/pdf/MEC/LDB/.pdf. Acesso em 12 jan.2015.
CHARLOT, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
CORSI, A. M. (2005). Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br. Acesso em 18 de jun.2015.
FOERSTE, E. (2005). Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez.
GAUTHIER, C. (1998). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira. Ijuí, RS: UNIJUÍ. (Coleção fronteiras da educação).
GIL, A.C. (1999). Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas.
GUARNIERI, M. R.; GIOVANNI, L. M.; AVELO, A. L. (2001). Identificando mudanças na atuação docente a partir da prática de elaboração de registros pelos professores. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br. Acesso em 22 de ago.2015.
MALDANER, O. A. (1999). A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova na Escola. Disponível em: http:// www.sbq.org.br/qnesc/vol22/n2. Acesso em 01 set. 2015.
MENEZES, L.C. Formar o professor junto com a escola. In.: SCHEIBE, Leda et al. Anais do VIII ENDIPE. Florianópolis: UFSC,1996, pp.381-388. Disponível em: www.endipe.pro.br. Acesso em 23 set.2015.
NÓVOA, A. (1992). Os Professores e sua Formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote.
NÓVOA, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Ed. Educa.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L das G. C. (2002). Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez. (Coleção Docência em Formação).
PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. (2007). Estágio e docência. São Paulo: Cortez.
PIMENTA, S.G; GUEDIN, E. (Org.). (2012). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7.ed.São Paulo: Cortez.
SACRISTÁN, J.G. Tendências investigativas na formação de professores. In: ANPED,19ª Reunião anual, Caxambu-MG,1996. Disponível em: http://19reuniao.anped.org.br. Acesso em 08 out.2015.
SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. (2010). Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª edição. Ed. Unijuí.
SCHNETZLER, R. P. (2002) Prática de ensino nas ciências naturais: desafios atuais e contribuições de pesquisa. In: Rosa, D. E. G.; Souza, V. C. de (Orgs.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A.
TARDIF, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional.17.ed.Petrópolis, RJ: Vozes.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Edição

Seção

Artigos