O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: Uma Proposta de Aula Investigativa e Experimental

Autores

  • Amanda Bobbio Pontara Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo-Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais

Resumo

O presente texto relata a experiência de uma prática de ensino por investigação de funções inorgânicas que foi desenvolvida com alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública estadual. Trata-se de uma proposta de ensino baseada na aprendizagem ativa, como uma ferramenta para sair do ensino tradicional de recepção de conteúdo. A prática foi dividida em duas partes: uma de investigação, onde os alunos tinham que observar as fórmulas de algumas substâncias inorgânicas e organizar tais substâncias em conjuntos; na segunda parte os alunos testavam essas substâncias para certificarem-se da organização que haviam proposto. Com esse trabalho pode-se perceber a importância de inserir o aluno na construção do conhecimento, uma vez que atuando na estruturação da aprendizagem ele compreende melhor o conteúdo a ser estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bobbio Pontara, Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte

Professora nas Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartouvino Costa e Escola Estadual de Ensino Médio Emir de Macedo Gomes. Mestranda em Ensino na Educação Básica no Centro Norte da Universidade Federal do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) 

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo-Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais

Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/,Semtec, 2002.
CAÑAL, P. L.; LLEDO, A. I. ; P OSUELOS, F. J. ; TRAVÉ, G. Investigar en la escuela: elementos para una enseñanza alternativa. Díada Editora: Sevilla, 1997.
CUNHA, M. V. da. A Aprendizagem Ativa na Filosofia Educacional de John Dewey. Ribeirão Preto 2015. Disponível em <http://www2.espm.br/sites/ default/files/pagina/deweyaprendizagemativa.pdf> Acesso em: 25/08/2016.
FELTRE, R. Química Geral, vol. 1, 6 ed., Editora Moderna, São Paulo, 2004.
GIL PEREZ, D; VALDES CASTRO, P. La Orientación de Las Prácticas de Laboratorio como Investigación: Un Ejemplo Ilustrativo. Enseñanza de Las Ciencias, 14(2), 155-163, 1996.
HENNING, L. M. P. Estudo Sobre as Possíveis Ligações de Dewey à Tradição Comteana: respingos na filosofia e educação brasileira. Reunião Anual da Anped: sociedade, cultura e educação: novas regulações? Anais...Caxambu, ANPED, 2009.
MATEUS, A. Química na Cabeça. Editora. UFMG, Belo Horizonte, 2001
OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos. Dissertação (Mestrado na Educação Básica), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
QUEIROZ, S. L.; ALMEIDA, M. J. P. M. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência e Educação, Bauru, v.10, n.1, 2004.
SALESSE, A. M. T. A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia (Especialização em Educação). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
SANTOS W. L. P. dos, Mól G. de S. (coords.). Química cidadã, v. 1, 2. ed. Editora AJS, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Seção

Artigos