ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: tensões do presente ao passado

Autores

  • Ernesto Charpinel Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes http://orcid.org/0000-0002-7413-8964
  • Maria Alayde Alcantara Salim Universidade Federal do Espírito Santo - DECH/PPGEEB/CEUNES/UFES

Resumo

O presente artigo parte das questões atuais que marcam as discussões sobre o lugar da História no currículo do ensino médio. Considerando, de acordo com Bloch (2001), que as questões do presente delimitam o retorno possível ao passado, focalizaremos os aspectos que marcaram a historicidade do ensino de história no Brasil, sua constituição como disciplina escolar e de que forma os cenários político, econômico e social marcaram a realização desse ensino. 

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Biografia do Autor

Ernesto Charpinel Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), Especialista em Filosofia Social e Política: Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e Mestrado em Ensino na Educação Básica pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo - PPGEEB/CEUNES/UFES (2016). Atualmente é professor e pesquisador EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes – Campus Aracruz).

Maria Alayde Alcantara Salim, Universidade Federal do Espírito Santo - DECH/PPGEEB/CEUNES/UFES

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), Especialista em História Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), Mestrado em Educação – PPGE/CE/UFES (2001), Doutorado em Educação - PPGE/CE/UFES (2001). Atualmente é professora adjunto IV no Departamento de Educação e Ciências Humanas e professora permanente do Programa de Pós – Graduação em Ensino na Educação Básica – DECH/PPGEEB/CEUNES/UFES.

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Publicado

09-06-2017

Edição

Seção

Artigos