Perspectivas epistemológicas na formação inicial de professores para o ensino de Química através das ações docentes dos bolsistas PIBID/CEUNES/UFES

Autores

  • Débora Lázara Rosa CEUNES/UFES
  • Ana Néry Furlan Mendes Departamento de Ciências Naturais - Centro Universitário Norte do Espírito Santo /UFES
  • Andrea Brandão Locatelli Departamento de Educação e Ciências Humanas - DECH/CEUNES/UFES

Resumo

Objetiva-se analisar a formação inicial de professores de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID no Centro Universitário Norte do Espírito Santo na Universidade Federal do Espírito Santo CEUNES/UFES, por meio de ações docentes desenvolvidas em escolas de Educação Básica no município de São Mateus/ES.  A análise das ações pedagógicas pautadas na epistemologia da prática, visam identificar a construção da identidade docente dos licenciandos envolvidos no processo, bem como as experiências individuais e coletivas de suas trajetórias, preparando-os para atuarem em processos de aprendizagens que sejam significativos. A vivência de atividades formativas no ambiente escolar durante a formação inicial oportunizam o exercício da profissão mesmo antes da formação integral do licenciando, a fim de (res)significar saberes docentes. Por meio da análise dos resultados constatou-se a potencialidade de superação da dicotomia entre teoria e prática pedagógica através das ações desenvolvidas e analisadas no ambiente escolar, além dos saberes docentes que os licenciandos mobilizam durante sua trajetória formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Lázara Rosa, CEUNES/UFES

Atualmente é professora substituta do Departamento de Educação no Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. É Mestre em Ensino da Educação Básica pelo CEUNES/ UFES em São Mateus/ES, na área de Formação Inicial de professores de Química. Tem experiência na área de Educação nível médio e superior, com ênfase em utilização e produção Metodologias de Ensino como parte do processo ensino aprendizagem e formação inicial de professores de Química. 

Ana Néry Furlan Mendes, Departamento de Ciências Naturais - Centro Universitário Norte do Espírito Santo /UFES

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, sobre a hidroformilação homogênea e bifásica de olefinas e ésteres graxos insaturados. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo/UFES. As principais áreas de atuação são: Uso de materiais bioadsorventes para tratamento do óleo de fritura e efluentes aquosos e Ensino de Química.

Andrea Brandão Locatelli, Departamento de Educação e Ciências Humanas - DECH/CEUNES/UFES

Graduação em Educação Física (1993), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física/Proteoria/UFES; e professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisas sobre Formação de Professores e Educação do Campo e na área de História da Educação no Espírito Santo.

Referências

ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 263-280, maio/ago. 2007.
CHASSOT, A. Para que (m) é útil o ensino? 2. ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.p.480. Coleção fronteiras da educação.
GAUTHIER, C. et al. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1998.
GOMES, H. J. P.; DE OLIVEIRA. O. B. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciências & Cognição 2007; V. 12: 96-109 Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org> Ciências & Cognição. Publicado on line em 03 de dezembro de 2007. Acesso em 11 de junho de 2015.
GIL, A.C.. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MALDANER. O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professor/pesquisador. 4.ed.Ijuí: Unijuí, 2013.424p. Coleção educação em Química.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Ed. Educa, 2009.

SCHNETZLER, R. P. Um estudo sobre o tratamento do conhecimento químico em livros didáticos brasileiros dirigidos ao ensino secundário de química de 1875 a 1978. Química Nova, v. 4, p. 6–15, 1981. Disponível em www.qnesc.org.br. Acesso em 12 de set. 2015.

SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

_______ Saberes docentes e formação profissional. 17.ed.Petrópolis, RJ: Vozes,2014.

TARDIF, M; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n. 4, p. 215-133, Porto Alegre, 1991.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Edição

Seção

Artigos