Utilização de paródias como estratégia de ensino em aulas de química geral na formação inicial de professores

Autores

  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9184-916X
  • Ana Cláudia Tasinaffo Alves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thiago Beirigo Lopes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mara Maria Dutra Instituto Federal de Mato Grosso

Resumo

A utilização de estratégias de ensino que envolvem atividades colaborativas pode proporcionar a construção de saberes científicos. Esse estudo teve como objetivo descrever a intervenção pedagógica realizada em um curso de formação inicial de professores de química que utilizou a elaboração de paródias como estratégia de ensino. Trata-se do relato de uma experiência pedagógica proposta no final do semestre letivo para sintetizar os estudos realizados durante os estudos da disciplina de Química Geral. Seu desenvolvimento foi em 2016, e envolveu 36 estudantes do 1º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Habilitação em Química do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, município de Confresa/MT. Foi solicitada a formação, por livre escolha, de 6 grupos com 6 pessoas em cada um. Cada grupo recebeu um tema para elaborar a paródia e as devidas orientações de como proceder na execução das atividades. As temáticas propostas foram: estados físicos da matéria e as mudanças de estado, modelos atômicos e estrutura atômica, características dos elementos químicos, organização da Tabela Periódica, ligações químicas, propriedades das substâncias e soluções. Foram oportunizados momentos em aula, agendamento no laboratório de informática, biblioteca e sala de estudos. No dia da socialização, alguns grupos apresentaram acompanhados por instrumentistas e outros por playback. Após as apresentações, as letras das paródias foram projetadas para serem analisadas pela turma. Os integrantes relataram o aprendizado construído, as informações que obtiveram com a pesquisa, a compreensão sobre o assunto, as potencialidades da estratégia e os conceitos viáveis de serem explorados. Logo, utilizar paródias como estratégia de ensino pode oportunizar a compreensão de conceitos químicos de maneira dinâmica e motivadora, independentemente do nível de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Mestre em Ensino pela UNIVATES. Pós-graduado em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira (UFMT). Graduado em Química pela UNISC e em Licenciatura em Física pela UNEMAT. Professor do IFMT Campus Confresa.

Ana Cláudia Tasinaffo Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestrado em Ciências de Materiais (UFMT). Graduação em Ciências Biológicas (FAFICLE) e em Ciências Naturais - Habilitação em Química (UFMT). Especialização em Química (UFLA). Professora de Química do IFMT Campus Confresa.

Thiago Beirigo Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestrado Profissional em Matemática (UFT) Graduação em Matemática (UEPA). Especialização em Matemática (FATED) e em Gestão Escolar (FIJ). Professor do IFMT Campus Confresa.

Mara Maria Dutra, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestrado em Ciências Ambientais (UNEMAT). Graduação em Licenciatura em Pedagogia (FISA). Especialização em Educação Especial e Inclusão (FIMTCSH) e em PROEJA (IFTM). Professora do IFMT Campus Confresa.

Referências

ABRANTES, K. N. da C. et al. Cantando ligação química. In: IV Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. Anais... Jataí-GO, 2016.

COOL, C. et. al. O construtivismo na Sala de Aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2009.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

LEÃO, M. F. et al. O desenvolvimento de práticas musicais no ensino da química para a Educação de Jovens e Adultos. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 4, p. 75-85, 2014.

LOPES, C. V. M.et al. Concepções de professores de Química sobre a natureza do conhecimento científico. Acta Scientiae (ULBRA), v. 9, p. 3-16, 2007.

LUNA, R. R.; ENO, E. G. J.; CAMINHA, I. S.; LIMA, R.A. A paródia musical como estratégia de ensino e aprendizagem em ciências naturais. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 3, p. 24-31, 2016.

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, v. 2, p. 93-109, 2013.

NEVES, R. G.; et al. Bricolagem no ensino de química: o uso de paródia de músicas no ensino de tabela periódica. In: ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DA QUÍMICA DA AMAZÔNIA, 14, 2015, Belém. Anais... Belém-PA, 2015.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

RIBAS, M. G. de C. Práticas musicais na Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem geracional. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 21, n.1, p. 124-134, 2009.

SANTOS, J. C. F. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.

SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N. M. M. A música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 28, p. 28-31, 2008.

Downloads

Publicado

09-06-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência