Oficinas pedagógicas no Ensino Médio: dialética na produção de saberes com estudantes oficineiros

Autores

  • Flavio Pereira de Jesus Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) http://orcid.org/0000-0002-6018-8100
  • Ana Libania Alves Rodrigues Prefeitura Municipal de Jaguaré e Rede Sesc

Resumo

Ensinar Matemática, assim como qualquer outra disciplina, tem seus desafios. É tarefa do professor buscar alternativas que auxiliem no enfrentamento destes desafios, trazendo para a prática docente elementos que possam contribuir no aprendizado e que possibilitem, ao estudante, perceber significado naquilo que aprende. Ao enfrentar esta tarefa, se forem acrescentados elementos que valorizem a autonomia, a troca de experiências entre os pares, atividades de manipulação e construção coletiva de saberes, a ação pedagógica fica ainda mais rica. Este texto consigna um relato de experiência que traz este propósito. Desenvolvida em uma escola pública de Ensino Médio em São Mateus (ES), a experiência aborda a realização de oficinas pedagógicas pelos próprios secundaristas como parte da programação da Feira de Ciências e Tecnologias da escola. Os estudantes de Ensino Médio que se voluntariaram para ser oficineiros foram responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento das atividades, cabendo ao professor orientador conduzir, aconselhar e estimular, de maneira geral, o grupo para que os trabalhos pudessem alcançar os objetivos pedagógicos. Enfocadas em temas da Matemática, as oficinas proporcionaram uma oportunidade privilegiada de construção de saberes, de aprimoramento e fixação de conceitos, para aperfeiçoar as habilidades de comunicação em público e, ainda, de retirar o estudante da posição passiva, assumindo a tarefa de conduzir atividades educativas com autonomia, liberdade e responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Pereira de Jesus, Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes)

Mestre em Ensino de Física pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Especialista em Matemática. Graduado em Física, em Matemática e em Ciências Contábeis. Atualmente é professor na rede estadual de ensino do Espírito Santo e professor na rede municipal de ensino de São Mateus (ES).

Ana Libania Alves Rodrigues, Prefeitura Municipal de Jaguaré e Rede Sesc

Pedagoga e graduada em Artes. Especialista em Artes, em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Infantil. Professora na rede municipal de ensino de Jaguaré (ES) e da Rede Sesc.

Referências

AITA, Elis Bertozzi; TULESKI, Silvana Calvo. O desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores sob a luz da psicologia histórico-cultural. Perspectivas em diálogo: Revista de educação e sociedade, Naviraí, v.4, n.7, p.97-111, jan-jun. 2017.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; SACAVINO, Susana Beatriz; MARANDINO, Martha; MACIEL, Andréa Gasparini. Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v.14, n.2, p.77-88, 2009.
JESUS, F. P.; RODRIGUES, A. L. A.. Quem vai ficar com o pêssego? Uma metodologia para o ensino de conceitos matemáticos na pré-escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 7., 2017, Canoas. Anais... Canoas: Ulbra, 2017.
TELES, Maria Luiza Silveira. Curso Básico de Sociologia da Educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

09-06-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência