Contando e (re)escrevendo mitos e lendas potiguara com alunos da EJA no litoral norte da Paraíba

Autores

  • Milena Veríssimo Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Luciane Alves Santos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O encantamento, a magia e os seres sobrenaturais são elementos que permeiam a memória coletiva do povo indígena Potiguara desde o tempo dos antepassados, e até hoje são presentes nas narrativas relatadas pelos troncos velhos em todo o território. Pensando assim, amparando-se na Lei Federal Nº 11.645, de 10 de Março de 2008, que regulamenta o ensino da cultura e história indígena e afrodescendente nas escolas do ensino básico, este trabalho busca promover a pesquisa, o conhecimento e a leitura e escrita das narrativas indígenas Potiguara da Paraíba, com alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Estadual Indígena Isaura Soares de Lima, localizada na aldeia Jacaré de César. Este trabalho está fundamentado nas considerações teóricas encontradas em Cardoso e Guimarães (2012), Cascudo (2006), Brandão (1993), e como apoio metodológico para o trabalho em sala de aula Cosson (2014) entre outros. A realização deste trabalho, além de ter colaborado para o conhecimento da história, cultura e literatura de tradição oral do povo potiguara, pôde ainda desenvolver a leitura e a escrita com as atividades executadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Veríssimo Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL, pela Universidade Federal da Paraíba.

Luciane Alves Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com estágio na Université Paris IV- Sorbonne. Mestre em Estudos Literários pela - Unesp - FCL/Araraquara. Graduação em Letras, Português/Francês pela Unesp - FCL/Araraq. Experiência no magistério superior, na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura, pelo departamento de Letras/Campus IV.

Referências

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Parecer CEB 11/2000. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, 2000.
________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental, terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
________, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. 244p.
________. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens Códigos e Suas Tecnologias. 2006, p. 81-96.
¬¬¬¬¬¬________. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Vol 1. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura Oral no Brasil.2. ed. São Paulo: Global, 2006.
CARDOSO, Thiago Mota; GUIMARÃES, Gabriela Casimiro. (Orgs.). Etnomapeamento dos Potiguara da Paraíba. Brasília: FUNAI/CGMT/CGETNO/CGGAM, (Série Experiências Indígenas, n.2)2012.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
BAKKE, Lianete L. M. Braga. (Org.) Cartilha Potiguara; Língua Portuguesa. Baia da Traição-PB: Governo do Estado da Paraíba, MEC / FNDE, 2002.
MARQUES. C. F (org.). Lendas e causos do Povo Potiguara. Editora UFPB. João Pessoa, 2009.
RIBEIRO, Vera Maria Masagão (coord.). Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular - 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A Produção da Leitura na Escola: Pesquisas x Propostas. 2 ed., São Paulo-SP. Ática, 2005.
ZINANI, Cecil; SANTOS, Salete; WAGNER, Tânia. Leitura do texto literário: Poder e aquisição de conhecimentos. Florianópolis: UFSC, 2007.

Downloads

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência