Das roças do sapê: educação, estudantes quilombolas e identidades na EEEFM “córrego de Santa Maria”, São Mateus (ES)

Autores

  • Diego Romerito Braga Barbosa Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Maria Alayde Alcantara Salim Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O artigo aborda os processos de construção identitária de educandos/as do ensino médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Córrego de Santa Maria”, residentes nas comunidades remanescentes de quilombos do entorno do distrito rural de Córrego de Santa Maria, em São Mateus (ES). Fundamenta-se nas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e da História Cultural, assim como em referenciais das teorias curriculares pós-críticas. Partindo de pesquisa etnográfica prévia ancorada na “descrição densa” proposta por Clifford Geertz, utiliza a metodologia dos “Grupos de Discussão”, a partir de Ralph Bohnsack, a fim de produzir narrativas reflexivas e análises do contexto social dos estudantes, suas visões e representações coletivas. Diante de um cenário político de profundo retrocesso das políticas sociais, conclui que a construção da Educação Escolar Quilombola deve assumir o aspecto de resistência e o caráter revolucionário do quilombo histórico e das comunidades quilombolas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Diego Romerito Braga Barbosa, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

Professor de História da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

Maria Alayde Alcantara Salim, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Departamento de Educação e ciências Humanas

Atuação: História e Educação

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Publicado

24-12-2018

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas