Diálogo de Saberes: potencialidades teóricas e metodológicas do conhecimento quilombola para as atividades de ensino no norte do Espírito Santo

Autores

  • Simone Raquel Batista Ferreira UFES

Resumo

A proposta deste artigo é discutir as possibilidades de diálogo entre saberes tradicionais quilombolas e o conhecimento científico, em espaços educativos formais e não formais no norte do Espírito Santo. Para isto, se faz necessária a construção de uma emancipação epistemológica que reconheça o patrimônio epistêmico dos povos e incorpore outras perspectivas, desde os povos que foram silenciados e invisibilizados pelo projeto colonial. Para elucidar as potencialidades teóricas e metodológicas dos saberes quilombolas, apresenta relatos de vivências locais e busca tecer seu diálogo com algumas áreas do conhecimento acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Raquel Batista Ferreira, UFES

Geógrafa e Mestre em Geografia pela USPDoutora em Geografia pela UFF

Downloads

Publicado

24-12-2018

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas