A especificidade da Deficiência Visual nas Políticas de Educação Especial em Vila Velha/ES

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo visibilizar a política educacional, com ênfase na Educação Especial, vivida na rede municipal de Vila Velha/ES, evidenciando algumas políticas locais que se relacionam com a área de deficiência visual, buscando compreender a política central para a área. Contou com as contribuições de Boaventura de Sousa Santos como aporte teórico para as discussões desencadeadas. Apoiou-se em pressupostos da cartografia como aporte metodológico, que é um método que investiga processos, que acompanha movimentos. O campo empírico foi composto pelo Núcleo de Educação Especial da rede de ensino do município de Vila Velha/ES. A pesquisa é de cunho qualitativo com dados originados de entrevistas semiestruturadas e observações no cotidiano. Os resultados do estudo apontam que houve avanços e retrocessos na área de deficiência visual e que busca-se efetivar o atendimento no contraturno de matrícula. A oferta de formação continuada para professores que atendem alunos com deficiência visual, no atendimento colaborativo, vem acontecendo na rede municipal, visando à colaboração, porém faz-se necessário o avanço dessa oferta para outros profissionais da escola, item presente nos documentos locais. Em nossas análises, a política central da área de deficiência visual é o trabalho colaborativo, realizado na sala de aula de ensino comum junto ao professor regente. É uma aposta da Rede para garantir a escolarização do aluno com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Merislandia Paulo da Silva Carvalho, UFES

Doutoranda em Educação PPGE/Ufes. É Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Ufes (2016). Graduada em Pedagogia pela Ufes (2013). Membro do grupo de pesquisa Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar (CNPq) que atua em pesquisas na área de Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar. Tem curso de deficiência visual (CAP/Sedu) e curso de Alfabetização no Sistema Braille (Instituto Benjamin Constant) . Tem experiência como professora de deficiência visual e como professora universitária (Ufes).

Christiano Felix dos Anjos, Ufes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). , Doutorando em Educação em Programa de Pós Graduação Em Educação da Universidade Federal do Esírito Santo atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação do campo, formação de professores, interface e formação continuada.

Referências

BAPTISTA, Claudio Roberto. Ação pedagógica e a educação especial: para além do AEE. In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; CAIADO, Katia Regina Moreno (Org.). Práticas pedagógicas na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013. p. 43-62.
BRASIL. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Fortaleza: MEC/Seesp, 2010.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 set. 2001. Seção 1E, p. 39-40.
CARVALHO, Merislandia Paulo da Silva. Deficiência Visual: da política educacional à organização escolar. 2016. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória–ES, 2016.
FIGUEIREDO, Fernando Jorge Costa. Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.139, p. 95-119, jan./abr. 2010.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006
MAINARDES, Jefferson; ALFERES, Marcia Aparecida. Sociologia das políticas educacionais: contribuições de Roger Dale. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 392-416, maio/ago. 2014.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; e ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método cartográfico: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.
POZZANA de BARROS, Laura; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método cartográfico: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 52-75.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução de Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010 (Coleção Para um Novo Censo Comum, v. 4).
VILA VELHA. Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Projeto de Atuação do Núcleo de Educação Especial/Semed (versão preliminar). Vila Velha, 2013a.
VILA VELHA. Conselho Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Resolução nº 20/2013. Institui as Diretrizes para a Educação Especial. Diário Oficial dos Poderes do Estado. Vila Velha, 2013b.

Downloads

Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas