Educação Especial e suas contribuições com enfoque na Síndrome de Turner: um relato de experiência

Autores

  • Marcela Morais Dal Fior
  • Eliane Gonçalves da Costa UFES / Ceunes

Resumo

Os mais diversos desafios são enfrentados constantemente pelas escolas para possibilitar aos estudantes um ensino de qualidade e aprendizagens significativas, independentemente das diferenças existentes em cada um dos discentes. Para que se tenha uma escola que efetivamente inclui, algumas mudanças são requeridas às instituições de ensino, como o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas que atendam as especificidades de cada indivíduo, para que assim a educação aconteça de forma democrática, respeitando às diferenças. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo relatar experiência de convivência com Síndrome de Turner na perspectiva de contribuição no ensino e aprendizagem da Educação Especial. Para o alcance do objetivo, fez-se necessário uma revisão bibliográfica, com o propósito de abordar sobre a Síndrome de Turner e suas implicações, as contribuições de Vygotski no que tange à educação especial e ainda as leis que respaldam e garantem o acesso e permanência dos alunos com deficiência na educação brasileira. Traçou-se um percurso exploratório e descritivo, dentro de uma abordagem qualitativa, pois necessitou-se conhecer e explanar a importância e os desafios da educação especial e inclusiva, descrevendo as especificidades da Síndrome de Turner. Sendo o maior objetivo da educação o de possibilitar a todos os seres humanos aprendizagem significativa, proporcionando-os participação ativa na sociedade, torna-se imprescindível a realização de investimentos em políticas públicas educacionais destinadas a educação especial, a formação adequada de professores, e principalmente a quebra de estereótipos discriminatórios e preconceituosos.

Palavras-chave: Educação. Educação Especial. Síndrome de Turner. Vygotski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Morais Dal Fior

Mestranda em Ensino na Educação Básica (UFES / CEUNES) pelo PPGEEB. Possui especialização Latu-sensu em: Oratória, Transversalidade e Didática da Fala (UFES / SEAD) - 2018; Educação: ensino e currículo (IFES) - 2018; Gestão Pública pelo IFES - Instituto Federal do Espírito Santo - (2015); Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia/ES (2014); Especialista em Séries Inicial do Ensino Fundamental e Educação Infantil pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC) /São Mateus-ES - (2016). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (2012). Professora de Educação Infantil no período de 2013 a 2019 na Cooperativa Educacional de Pinheiros – COOPEPI / Pinheiros-ES. E-mail: marcelinhadalfior@hotmail.com.

Eliane Gonçalves da Costa, UFES / Ceunes

Professora Colaboradora do Programa de Mestrado em Educação Básica na UFES – Campus CEUNES. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP(2007). Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Espírito Santo, bolsista Capes-PNPD. E-mail: elianecoordena@gmail.com

Downloads

Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas