DOS BENEFÍCIOS QUE PORTUGAL PODE TIRAR DE SUAS COLÔNIAS NO BRASIL: UTILITARISMO ILUSTRADO E ECONOMIA POLÍTICA ULTRAMARINA DESCRITA NOS DOCUMENTOS DE D. AZEREDO COUTINHO

Autores

  • Igor Dutra Baptista Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados que compõem o relatório parcial de Iniciação Cientifica que foi exposto no “I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos Modernidade Ibérica”. Logo, este artigo também deriva de um estudo e uma pesquisa elaborada no projeto de PIIC/UFES, o subprojeto relacionado propõe inserir no cerne português da época, porém em território brasileiro, o personagem José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho, membro da Academia Real das Ciências de Lisboa, e sua produção Ensaio economico sobre o comercio de Portugal e suas colonias oferecido ao serenisimo princepe do Brazil nosso senhor e publicado na ordem da Academia Real das Siencia, de 1794, que buscava contribuir para com os interesses régios movidos pelas necessidades e conceitos de época, como o utilitarismo ilustrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: Ortiz, Renato (org.). Coleção Grandes Cientistas Sociais , n 39, Editora Ática, São Paulo, 1983, p. 114.
BOURDIEU, Pierre. “Ilusão historiográfica”. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; FIGUEIREDO, Janaina P. Amado Baptista de. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV. 1996. p. 186.
DOMINGUES, Ângela. “Para um melhor conhecimento dos domínios coloniais: a constituição de redes de informação do Império português em finais do Setecentos”. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Vol. VIII (suplemento). 82338, 2001, p.824.
HIRSCHMAN, A. As paixões e os interesses . Argumentos políticos a favor do capitalismo antes de seu triunfo. Rio de Janeiro: Record, 2002.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. “Apresentação”. In: COUTINHO, José Joaquim da Cunha Azeredo. Obras econômicas de J. J. da Cunha de Azeredo Coutinho . São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966, p.36
KURY, Lorelai. ‘Homens de ciência no Brasil : impérios coloniais e circulação de informações (1780-1810)’. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, vol. 11 (suplemento 1):109-29, 2004.
RAMINELLI, Ronald. Viagens ultramarinas: monarcas, vassalos e governo a distância. São Paulo: Alameda, 2008. p.97.

Downloads

Publicado

06-05-2018

Edição

Seção

Artigos