A música e a pessoa com deficiência: uma revisão narrativa da literatura

Indira Arias Rodriguez, Eder Ricardo da Silva, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Flávia Heloísa dos Santos

Resumo


O objetivo do estudo foi revisar a literatura disponível relativa aos termos “música” e “deficiência”, visando conhecer a influência da música no processo de inclusão da pessoa com deficiência e a perspectiva do educador para a utilização de recursos musicais. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período entre outubro de 2013 e abril de 2015 nas bases de dados SciELO, Portal de Periódicos CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, por meio dos descritores: “música” e “deficiência”.  Os estudos encontrados indicam que a música contribui significativamente no desenvolvimento da pessoa com deficiência, favorecendo o processo de inclusão. Ainda que esta seja a percepção dos educadores, a formação acadêmica desses profissionais resulta insuficiente para trabalhar a educação musical com pessoas com deficiência. 


Palavras-chave


música; pessoas com deficiência; estimulação cognitiva.

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