Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Olhares da História é uma revista de divulgação científica de periodicidade semestral voltado para a publicação de artigos inéditos, resenhas e entrevistas de autoria de graduandos e graduados que não estejam vínculados à programas de Pós-Graduação.  Os artigos recebidos são divididos em duas seções: dossiê ou tema livre.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos enviados à Olhares da História serão submetidos a um membro do Conselho Consultivo especialista no tema em questão, que ficará responsável pela avaliação do mesmo. O avaliador poderá emitir parecer favorável, o que o torna apto à publicação, favorável com modificações, necessitando de correções por parte do autor, ou desfavorável. Em caso de parecer desfavorável, o Conselho Editorial poderá enviá-lo a um novo avaliador. Caso algum avaliador, mebro do Conselho, não esteja apto, por qualquer circustância, os textos poderão ser encaminhados para um eventual avaliador ad doc.

Os critérios para avaliação dos artigos são definidos pelos seguintes pontos: a) temática bem definida; b) diálogo com a documentação; c) utilização do aparato teórico e metodológico; d) clareza e fluência da argumentação; e) correta utilização ortográfica e gramatical.

 

Periodicidade

Olhares da História mantêm suas publicações científicas semestralmente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Políticas de seção

As edições da revista são organizados em dossiês, artigos de tema livre, resenhas e entrevistas. As resenhas enfocamlivros publicados nos últimos cinco anos. As entrevistas tem por intuito destacar o trabalho de pesquisadores renonamos e reconhecidos em território nacional e no que tange ao âmbito internacional.