CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS RELAÇÕES GRAFOFONÊMICAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA E PRECISÃO LEITORAS DE ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE

Autores

  • Maria José Leite Lima
  • Ronaldo Mangueira Lima Jr Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a influência da consciência fonológica e de relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência e da precisão leitoras de alunos com distorção idade-série. Dividido em pré-teste, intervenção e pós-teste, o estudo envolveu 94 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Fortaleza, CE. Os 16 alunos com distorção idade-série compuseram o Grupo de Estudo e o Grupo Controle. Foram empregados o Teste de Precisão e Fluência Leitora (CARVALHO; PEREIRA, 2009) e o Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS (MOOJEN, 2011), com os quais identificamos déficits na fluência e na precisão leitora bem como baixo rendimento nas habilidades de manipulação fonêmica dos alunos com distorção idade-série. Foram desenvolvidas 15 oficinas voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica e do conhecimento das relações grafofonêmicas, conduzidas com o Grupo Experimental. O pós-teste mostrou que há relação recíproca entre o baixo nível de consciência fonológica e o baixo desempenho na fluência e precisão leitoras, e que as oficinas contribuíram para melhorar as habilidades de fluência e precisão leitoras. Assim, foi elaborada uma proposta didática objetivando subsidiar o trabalho em sala de aula de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

LIMA, Maria José Leite; LIMA JR, Ronaldo Mangueira. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS RELAÇÕES GRAFOFONÊMICAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA E PRECISÃO LEITORAS DE ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 118–138, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15550. Acesso em: 29 mar. 2024.