CRENÇAS DE ALUNOS DE INGLÊS SOBRE ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Aurélia Leal Lima Lyrio Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com 25 alunos em um curso de línguas. Por meio de um questionário, a pesquisa investigou as crenças desses alunos em relação à utilização de algumas estratégias e atividades pedagógicas extras, que não são contempladas no livro-texto e não são comumente usadas por professores. Tais estratégias foram inseridas nas atividades do livro-texto e aplicadas durante o desenvolvimento de outra pesquisa que visou à aprendizagem de algumas funções dos marcadores pragmáticos you know e I mean por parte desses alunos (LYRIO, 2009). Os resultados mostram que a grande maioria dos aprendizes achou as estratégias positivas e, principalmente, producentes para o desenvolvimento de suas habilidades orais. Alguns alunos, entretanto, acreditam que tais estratégias prejudicam as aulas e, consequentemente, a aprendizagem de gramática, o que demonstra que, para alguns, ainda prevalece a crença de que aprender uma língua significa aprender gramática. Como as crenças influenciam as decisões e ações das pessoas (PAJARES, 1996), tal fato nos faz refletir sobre a necessidade de conscientização dos alunos a respeito do que significa aprender uma língua estrangeira.

 Palavras-Chave: Crenças. Estratégias e Atividades Pedagógicas. Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurélia Leal Lima Lyrio, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, lotada no Departamento de Línguas e Letras (DLL) do Centro e Ciências Humanas e Naturais (CCHN).

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

LYRIO, Aurélia Leal Lima. CRENÇAS DE ALUNOS DE INGLÊS SOBRE ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 159–180, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15648. Acesso em: 28 mar. 2024.