DIALOGIA, LINGUÍSTICA APLICADA E TRADUÇÃO: UMA ENTREVISTA COM ADAIL SOBRAL, COMENTADA POR JEAN GONÇALVES

Autores

  • Guilherme Brambila Universidade Federal do Espírito Santo
  • Adail Sobral
  • Jean Carlos Gonçalves

Resumo

Com alegria, trazemos para esta edição da revista Percursos Linguísticos, vinculada ao Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo, uma entrevista com o professor Adail Sobral, Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As respostas de Sobral, que trazem inquietações necessárias para aprofundarmos nossas discussões acerca da interface do dialogismo bakhtiniano nos estudos em Linguística Aplicada e da Tradução, são também colocadas no plano da interação. Como proposta do próprio professor Adail, essa entrevista contou com os comentários do professor Doutor Jean Carlos Gonçalves, que, certamente, contribui com a ampliação dos horizontes de nossas leituras, possibilitando uma experiência valiosa dos caminhos da linguagem em perspectiva dialógica. A entrevista, que será disposta nas próximas linhas com a resposta de Adail Sobral seguida pelo comentário de Jean Gonçalves, sempre nesta ordem, focou suas questões na atualidade dos estudos em Linguística Aplicada e sua vertente política, especialmente no que toca a área de linguagens na esfera escolar. Ainda, pudemos obter considerações pertinentes no que diz respeito à Análise Dialógica do Discurso (ADD), que parte dos postulados de Bakhtin e o Círculo, bem como discutir a tradução sob um prisma dialógico de percepção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Brambila, Universidade Federal do Espírito Santo

É licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, é mestrando em Estudos Linguísticos, com ênfase em Linguística Aplicada, no programa de pós-graduação stricto sensu da mesma instituição. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa como língua materna e adicional e no ensino de Língua Inglesa. Atua como tradutor (ING-PORT/ PORT-ING) e revisor de textos. Realiza pesquisas na área de Linguística Aplicada e faz parte do GEBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos) na mesma universidade.

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

BRAMBILA, Guilherme; SOBRAL, Adail; GONÇALVES, Jean Carlos. DIALOGIA, LINGUÍSTICA APLICADA E TRADUÇÃO: UMA ENTREVISTA COM ADAIL SOBRAL, COMENTADA POR JEAN GONÇALVES. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 13–41, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/16822. Acesso em: 29 mar. 2024.