INDÍCIOS DE AUTORIA EM NARRATIVAS DE ESTUDANTES

Autores

  • Isaura Monteiro

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma das cinco narrativas produzidas porestudantes do Ensino Médio investigadas em dissertação de mestrado homônima. Para isso,mobiliza conceitos para uma análise discursiva cujo tema aborda aspectos sobre o problemado autor e da autoria em textos produzidos em ambiente escolar. A escolha do corpus reflete ointeresse pela escrita autoral, aquela que apresenta traços singulares. A escrita dos alunos-autores, apesar de terem sido produzidas através de uma instituição escola, revelacaracterísticas de um texto literário. Partindo de uma proposta geral, faz-se uma discussãosobre alteridade. A seguir, discute-se o problema do autor – no presente e no passado. Naampla reflexão sobre autoria, destaca-se Bakhtin como o encaminhador teórico do estudo.Através dos conceitos de autoria, gênero e estilo, analisa-se nos textos primeiramente acomposição do tema, sua valoração e significação no contexto narrativo (BAKHTIN, 1976,1995, 1998), para depois discutir a questão do autor e da alteridade na arquitetônica da criação(BAKHTIN, 1981, 1993, 1998, 2003). Pergunta-se, então, se traços de autoria puderam serdetectados na narrativa do aluno. Pelas análises realizadas, fundamentadas nos conceitosbakhtinianos de criação estética, permite-se afirmar que o trabalho de autoria se fez presentena produção do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-08-2011

Como Citar

MONTEIRO, Isaura. INDÍCIOS DE AUTORIA EM NARRATIVAS DE ESTUDANTES. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 1, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/1702. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos