O ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA QUE O ALUNO CONTINUE SEU APRENDIZADO: O ENEM E O VESTIBULAR

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho
  • Rosiney Aparecida Lopes do Vale Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer resultados de pesquisa realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio e do Ensino Integrado em Administração de Empresa e de Recursos Humanos de três escolas parceiras do PIBID. A partir de um questionário-diagnóstico, buscamos verificar como a escola está cumprindo a determinação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio de preparar os alunos para participarem da continuação dos estudos, especificamente no que se refere à realização pelos discentes de duas práticas sociais distintas: o ENEM e o vestibular. O arcabouço teórico que fundamenta nossa definição de práticas sociais se pauta nos preceitos de Bakhtin (2003), e a proposta teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo norteia o processo de elaboração e implementação de sequências didáticas para o ensino dos gêneros textuais, preceitos bakhtinianos e do ISD que também sustentam nossas análises nesta pesquisa. Constatamos a necessidade de a escola observar as orientações das OCEMs e o desenvolvimento de competências para que o aluno prossiga seus estudos terminado o Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho. Coordenadora de área do subprojeto PIBID Letras/Português-CJ.

Rosiney Aparecida Lopes do Vale, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho. Coordenadora de área do subprojeto PIBID Letras/Português-CJ.

Downloads

Publicado

25-12-2017

Como Citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; DO VALE, Rosiney Aparecida Lopes. O ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA QUE O ALUNO CONTINUE SEU APRENDIZADO: O ENEM E O VESTIBULAR. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 34–47, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17155. Acesso em: 28 mar. 2024.