Um estudo sobre a oralidade no livro didático de Língua Portuguesa

Autores

  • Gil Roberto Costa Negreiros Departamento de Letras Vernáculas Programa de Pós-Graduação em Letras Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-9161-7967
  • Luane Guerra Vitorino Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo situa-se em uma concepção interacionista de linguagem e tem como objetivo analisar o tratamento da oralidade em um livro didático de Língua Portuguesa, destinado a alunos do Ensino Médio. Especificamente, buscamos examinar uma seção que trata do gênero debate regrado. Nosso embasamento teórico fundamenta-se nas teorias da Linguística Textual, a partir de  Koch (1993), Marcuschi (2000) e Travaglia et alii (2017), bem como nas teorias de ensino-aprendizagem da argumentação, representadas por Crescitelli e Reis (2011), Antunes (2002) e Dolz e Schneuwly (2004). Nossa metodologia é qualitativa, ao passo que propomos uma análise reflexiva do capítulo referente ao gênero debate regrado, para, assim, pontuarmos algumas questões no que se refere ao ensino e à aprendizagem do gênero. Nosso resultado sinaliza que o livro em questão está, razoavelmente, de acordo com as propostas dos documentos oficiais, tendo em vista a base teórica que sustenta o trabalho com a oralidade e a qualificação crítico-reflexiva das atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gil Roberto Costa Negreiros, Departamento de Letras Vernáculas Programa de Pós-Graduação em Letras Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1998), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003), doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas). Tem experiência na área de Letras, atuando em cursos de graduação e pós-graduação (especialização). Atuou como professor e pesquisador do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua na graduação em Letras (licenciatura e bacharelado) e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (linha de pesquisa “Linguagem e Interação”). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Análise da Conversação, Análise do Discurso, Sociolinguística e Linguística Histórica. Dentre vários de seus trabalhos, destaca-se o livro Marcas de Oralidade na Poesia de Manuel Bandeira, publicado pela Editora Paulistana e a participação no livro Ensino de Lingua Portuguesa, organizado por Vanda Maria Elias e publicado pela Editora Contexto.

Luane Guerra Vitorino, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Licenciatura em Letras - Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Estudos Linguísticos, na Universidade Federal de Santa Maria, na linha Linguagem e Interação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-07-2018

Como Citar

NEGREIROS, Gil Roberto Costa; GUERRA VITORINO, Luane. Um estudo sobre a oralidade no livro didático de Língua Portuguesa. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 244–260, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19187. Acesso em: 18 abr. 2024.