As Percepções De Universitários Brasileiros Sobre A Aprendizagem E/Ou Aperfeiçoamento Simultânio Da Competência Linguístico-Comunicativa Do Inglês E Espanhol: Facilidades, Dificuldades E Estratégias

Autores

Resumo

Neste estudo, analisamos as percepções de estudantes do curso de Letras de uma universidade pública sobre o processo de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento simultâneo da competência linguístico-comunicativa de duas línguas adicionais, inglês e espanhol, em relação às facilidades e dificuldades existentes nesse processo, bem como a questões relacionadas a estratégias de comunicação. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de dois universitários de cada semestre impar, a partir do terceiro semestre, totalizando seis alunos participantes. Para a obtenção dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram as seguintes subcategorias de análise: estratégias comuns de aprendizagem, diminuição de transferência da L1, estratégias não comuns de aprendizagem , divisão do foco de atenção, paráfrase,pedido de ajuda e utilização de outras línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo de Oliveira Dutra, UNIPAMPA

Doutor em Linguística Aplicada (UNISINOS). Mestre em Linguística (PUCRS). Licenciado em Letras-Espanhol e Respectivas Literaturas (PUCRS)

Eliana Back, UNIPAMPA

Licenciada em Letras-Inglês e espanhole Respectivas Literaturas

Downloads

Publicado

23-12-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA DUTRA, Eduardo; BACK, Eliana. As Percepções De Universitários Brasileiros Sobre A Aprendizagem E/Ou Aperfeiçoamento Simultânio Da Competência Linguístico-Comunicativa Do Inglês E Espanhol: Facilidades, Dificuldades E Estratégias. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 153–169, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/21518. Acesso em: 25 abr. 2024.