O Teatro Como Espaço De Reinterpretação Dos Mitos Gregos Para Um (Re) Posicionamento Da Mulher Na Sociedade

Autores

  • Maria Cláudia Bachion Ceribeli Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O teatro é uma linguagem artística que possibilita reflexões sobre o pensamento da sociedade, sobre como essa sociedade se comporta em relação aos eventos que marcam o período em que tais atitudes dos indivíduos se manifestam e expressa o pensamento desse indivíduo que, como uma mónada, torna-se voz dessa sociedade. Desta forma, o teatro é espaço de resistência, de insurgência, de transformação da realidade, informando e formando ideias, propondo novos posicionamentos através dos textos teatrais. Utilizando a linguagem dramática e literária, a mulher e o comportamento da sociedade em relação a ela são, neste artigo, objeto de reflexão e um convite à ação, à transformação. Para dar voz às mulheres, e provocar o pensamento crítico de uma sociedade historicamente machista, opta-se pela reinterpretação dos mitos gregos, como Fedra, Medea, Antígona, Penélope e Clitmnestra, figuras marcantes da antiguidade que, através das versões criativas de autoras como Diana de Paco Serrano, Griselda Gambaro e Ximena Escalante, apresentam novos posicionamentos femininos diante do papel que foi atribuído à mulher representar nessa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Bachion Ceribeli, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Letras na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Especialista em Ciências da Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e pela Università Ca Foscari Venezia. Possui MBA em Comunicação e Marketing Empresarial pela Universidade de Rio Verde (FESURV) e Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Docente desde 1984, tendo atuado até 2004 na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e, a partir de 2005, na Secretaria da Educação do Estado de Goiás, onde permaneceu até 2010. Entre 2011 e 2015, atuou como professora de Arte no Estado do Espírito Santo. Atualmente é professora efetiva de Arte no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Piúma.

 

Downloads

Publicado

18-08-2019

Como Citar

BACHION CERIBELI, Maria Cláudia. O Teatro Como Espaço De Reinterpretação Dos Mitos Gregos Para Um (Re) Posicionamento Da Mulher Na Sociedade. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 88–104, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/23616. Acesso em: 19 abr. 2024.