ONDE: UM CONECTIVO MULTIFUNCIONAL?

Autores

Resumo

Resumo: Neste artigo, partindo da premissa de que ondejá passou pelo processo gramaticalização, pretende-se descrever seu(s) uso(s) padrão e não padrão na sincronia atual do português, visando a mostrar sua multifuncionalidade. Um dos aspectos que mais se destacam no comportamento deste item atualmente é seu uso desgarrado. O aporte teórico adotado é o de autores funcionalistas, tais como Chafe (1980), Neves (1997), Hopper (1991) e Decat (2011), só para citar alguns. Os dados analisados são de língua escrita e provêm de dois corpora: o corpus Roteiro de Cinema e o corpus Jornal AdUFRJ. Foram analisadas ao todo 174 cláusulas introduzidas por onde, funcionando como pronome relativo, conjunção subordinativa e integrante, o que nos permitiu levantar a hipótese de que este item está funcionando à semelhança de que, conector universal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Benevenuti Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Português / Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2013). Atualmente, é aluno do curso de Mestrado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Produção Textual, atuando principalmente no seguinte tema: multifuncionalidade, onde, funcionalismo, sintaxe, desgarramento. 

Downloads

Publicado

26-08-2015

Como Citar

MACHADO, Gustavo Benevenuti. ONDE: UM CONECTIVO MULTIFUNCIONAL?. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 112–127, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/8503. Acesso em: 20 abr. 2024.