Scientific Excellence: ways and means of diffusion

01-08-2012

 

Agência FAPESP – Bruce Alberts, editor chefe da revistaScience, dará conferência na sede da FAPESP, em São Paulo, com o tema “Scientific Excellence: Ways and Means of Diffusion". A conferência será realizada no dia 3 de agosto de 2012, das 11h às 12h30.

Alberts é professor emérito do Departamento de Bioquímica e Biofísica da Universidade da Califórnia em São Francisco e conselheiro do presidente Barack Obama para assuntos de Ciência e Tecnologia.

Foi presidente da Academia Nacional de Ciências (NAS) dos Estados Unidos, de 1993 a 2005, e atua nos conselhos consultivos de mais de 25 instituições sem fins lucrativos, incluindo a Fundação Gordon e Betty Moore.

A conferência será proferida em inglês. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

“O professor Alberts é um cientista de renome na área de biologia molecular, autor de Molecular Biology of the Cell (1983), livro muito utilizado por estudantes e pesquisadores em todo o mundo”, disse Eduardo Moacyr Krieger, professor emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da FAPESP.

“Alberts também teve uma atuação destacada em política científica, tendo cumprido dois mandatos como presidente da NAS. Participou ainda da criação do InterAcademy Panel (IAP), que reúne mais de 100 academias de ciências de todo o mundo, e do InterAcademy Council (IAC). No NAS, no IAP e no IAC, Alberts trabalhou muito para incentivar as academias de ciências nacionais a desenvolverem programas de educação da ciência”, disse Krieger.

Entre as distinções recebidas estão a de Commander of the Order of the British Empire (2005) e o Vannevar Bush Award (2010). Desenvolve também importante trabalho de divulgação da ciência.

Fundada em 1880 com US$ 10 mil oferecidos pelo inventor Thomas Edison, a revista Science é uma das principais publicações científicas no mundo. Por meio de suas edições impressas e on-line, atinge um público estimado em 1 milhão de leitores.

Publicada pela American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Science é uma revista internacional, com cerca de 40% de seus artigos publicados por pesquisadores de fora dos Estados Unidos. O 2011 Journal Citation Reports, da Thomson Reuters, destaca a Science como a segunda revista com maior fator de impacto, atrás apenas da Nature.

As inscrições para participar da conferência de Bruce Alberts podem ser feitas no endereço:www.fapesp.br/eventos/alberts/inscricoes

 

Fonte: Agência FAPESP

(http://agencia.fapesp.br/15966)