USP planeja sistema centralizado de revisão e tradução de publicações

16-08-2012
16/08/2012

Agência FAPESP – O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade de São Paulo (USP) pretende centralizar os serviços de revisão e tradução de artigos para acelerar o processo de publicação das revistas científicas editadas pelas universidade paulista.

Atualmente, cada corpo editorial das revistas científicas editadas pela USP é responsável por contratar seus próprios colaboradores por licitação, em um processo longo e moroso, que dificulta a aplicação da verba distribuída.

De modo a tornar mais ágil esse processo, o SIBi contratará empresas com qualidade internacional e passará a oferecer os serviços de revisão e tradução de artigos às publicações.

A iniciativa integra um conjunto de ações planejadas pela USP para ampliar o impacto de suas cerca de 200 publicações científicas, que é avaliado como um passo fundamental para aumentar o destaque da universidade paulista no cenário acadêmico internacional.

Uma das ações planejadas é aumentar o número de periódicos em sistemas de indexação com acesso on-line, como o SciELO, da Bireme/FAPESP, e o Web of Science, da Thomson Reuters, que conta atualmente com 12 revistas produzidas pela USP.

Uma comissão formada por professores e bibliotecários estabeleceu critérios de qualificação fundamentados no reconhecimento e mérito de cada publicação em âmbito institucional, no Brasil e no exterior.

A ideia é estimular o aperfeiçoamento contínuo dos periódicos vinculados ao Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da universidade paulista.

“As ações são um modo de dar a orientação necessária às publicações menores e incentivá-las a crescer”, disse Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, diretora técnica do SIBi.

Os serviços editoriais oferecidos pelo SIBi serão diferenciados, orientando-se pelo perfil de cada revista.

Mais informações: www.usp.br/sibi.

Fonte: Agência FAPESP

(http://agencia.fapesp.br/16043)