Síndrome de Burnout: Estudo com Professores da Rede Pública da Cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul

Autores

  • Danielle Lima Moreira Faculdade da Serra Gaúcha
  • Lucas Charão Brito Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Leonara Obregon Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio Teodoro Tolfo Ribas Faculdade da Serra Gaúcha
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.1.12157.40-63.

Resumo

A síndrome de burnoutcostuma ser identificada em profissionais que trabalham diretamente com outras pessoas, como é o caso dos professores. Sendo assim, o estudo tem por objetivo analisar as dimensões da síndrome de burnoutem professores da rede pública de ensino da cidade de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 262 professores atuantes em 28 escolas municipais de Farroupilha, sendo que metodologicamente o estudo classifica-se por ter abordagem quantitativa, de natureza descritiva, utilizando para a coleta de dados o instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI) na forma Educators Survey (ES), MBI-ES, criado exclusivamente para a identificação da síndrome em professores. Os resultados evidenciam baixo nível de exaustão e despersonalização, e alto nível de realização profissional nos professores, ou seja, não foram percebidos sinais da síndrome de burnoutna amostra pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Charão Brito, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração-UFSM

Sandra Leonara Obregon, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração-UFSM

Fábio Teodoro Tolfo Ribas, Faculdade da Serra Gaúcha

Professor da Faculdade da Serra Gaúcha

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-06-2018

Como Citar

Moreira, D. L., Brito, L. C., Obregon, S. L., Tolfo Ribas, F. T., & Dias Lopes, L. F. (2018). Síndrome de Burnout: Estudo com Professores da Rede Pública da Cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. Revista Gestão & Conexões, 6(1), 40–63. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.1.12157.40-63.

Edição

Seção

Artigos