Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional

Autores

  • Maurício Donavan Rodrigues Paniza Universidade Estadual de Maringá e Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá e Aarhus University http://orcid.org/0000-0001-9415-4315

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.1.13228.108-130.

Resumo

A aprendizagem organizacional é um campo de pesquisa marcado por uma diversidade de possibilidades teóricas e epistemológicas. Entre elas, estão as abordagens teóricas que subsidiam a realização de pesquisas intervencionistas. O argumento central que norteia a pesquisa intervencionista é que não é suficiente que o pesquisador compreenda o mundo, é preciso agir para transformá-lo. A partir disso, este ensaio reflete sobre as possibilidades de contribuição à pesquisa em aprendizagem organizacional a partir da adoção das abordagens da Teoria da Atividade Histórico-Cultural e da Psicologia Social Comunitária Latino-americana, que podem subsidiar pesquisas intervencionistas em Estudos Organizacionais. Nessas abordagens, a aprendizagem organizacional é compreendida como o processo transformativo ocorrido pelos sujeitos da atividade, pelo pesquisador articulador do aprendizado e pela comunidade das organizações pesquisadas; portanto, todos são coautores do conhecimento produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Donavan Rodrigues Paniza, Universidade Estadual de Maringá e Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Doutorando em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Mestre em Administração pela UEM.

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá e Aarhus University

Professor do departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá e Pós-doutorando da Aarhus University

Downloads

Publicado

21-06-2018

Como Citar

Rodrigues Paniza, M. D., & Cassandre, M. P. (2018). Intersecções, Diálogos e Distanciamentos entre e Teoria da Atividade e a Psicologia Social Comunitária Latino-Americana: Contribuições à Aprendizagem Organizacional. Revista Gestão & Conexões, 6(1), 108–130. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.1.13228.108-130.

Edição

Seção

Artigos