Participação Social na Elaboração do Orçamento Público Municipal: Uma Análise do Orçamento Participativo de Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG)

Autores

  • Daniela Araújo dos Anjos Universidade Federal de Viçosa
  • Michelle Aparecida Vieira Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Antônio Abrantes Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.14894.134-153.

Resumo

Este estudo objetivou identificar e ressaltar as características que contribuem para a consolidação e êxito do orçamento participativo (OP)em Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). Para tanto, utilizou-se um levantamento bibliográfico de artigos publicados no período de 1994 a 2015. Apesar dos entraves existentes, as experiências analisadas demonstram um avanço no contexto da participação social ao permitir uma atuação cidadã mais ativa nas decisões governamentais. Percebe-se que mais participação torna-se possível por meio da educação cívica dos cidadãos, que reconhecem sua importância enquanto atores sociais e não deixam as responsabilidades das decisões públicas apenas para os governantes. Portanto, o OP tem ajudado a promover uma mudança na conscientização dos cidadãos, que estão atuando mais ativamente e exercendo de fato a sua cidadania por meio dos processos participativos, cenário que tem contribuído para a consolidação das experiências de OP tanto em Porto Alegre quanto em Belo Horizonte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Araújo dos Anjos, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Administração Pública pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Bacharel em Ciências Contábeis pela UFV. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica: NEPEC - Núcleo de Estudos e  Pesquisas em Contabilidade e  da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- FAPEMIG. Possui experiência em pesquisas na  área Contábil  e Administração Pública. Atualmente é pesquisador  do Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Gestão Social (APGS).

Michelle Aparecida Vieira, Universidade Federal de Viçosa

estranda em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como Trainee e Gerente Administrativo-Financeiro na Empresa Júnior de Contabilidade da UFV: Cecco- Consultoria Contábil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq, adquirindo experiência em pesquisa na área de Administração Pública e Finanças Públicas. Atuou como monitora da disciplina de Métodos Quantitativos Aplicados à Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é pesquisadora no Grupo de Pesquisa APGS (Administração Pública e Gestão Social).

Luiz Antônio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa

Professor Associado e Ex Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Viçosa-UFV (GESTÃO 06/2011-02/2015). Ex-chefe do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV, possui Graduação em Administração (1984), em Tecnólogo em Cooperativismo(1979), Mestrado em Administração (1998) e Doutorado em Administração (2006) pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Contábel Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Econômico Financeira de Empresas e Projetos, Políticas Tributárias, Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Políticas Fiscal e Tributária e Planejamento Econômico e Financeiro de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tributação em cadeia agroindustrial, custos e formação de preço, viabilidade econômica e financeira de projetos, custos para tomada de decisão.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-06-2018

Como Citar

dos Anjos, D. A., Vieira, M. A., & Abrantes, L. A. (2018). Participação Social na Elaboração do Orçamento Público Municipal: Uma Análise do Orçamento Participativo de Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). Revista Gestão & Conexões, 6(2), 134–153. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.14894.134-153.

Edição

Seção

Artigos