(DES)RESPEITANDO REGRAS: IMPROVISAÇÃO NA PRÁTICA DA PRODUÇÃO DO DESFILE CARNAVALESCO DE UMA ESCOLA DE SAMBA

Autores

  • Priscila Ricardo dos Santos da Silveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.2.20334.36-61.

Resumo

Este estudo apresenta possíveis intersecções entre a teoria da prática, conforme abordagem de Theodore Schatzki, e a improvisação organizacional, sendo esta última relacionada ao fazer não previsto com antecedência, não premeditado, geralmente entendido em termos de caso fortuito, muitas vezes em tempos de crise. Para isso, foi proposto como objetivo de análise a prática da produção do desfile de uma escola de samba, contexto em que o fenômeno do improviso aparece de forma bastante evidente. Nesse sentido, o objetivo desse artigo foi investigar como o conceito de estruturas mínimas(um dos principais conceitos na teoria da improvisação organizacional) relaciona-se ao fenômeno regrasque, segundo Schatzki ajuda a organizar a prática. Para concretizar esse objetivo, foram realizadas pesquisas através de documentos, entrevistas em profundidade e observações, centradas no desenrolar das atividades que compõem a produção de um desfile carnavalesco do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, de Vitória (ES). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Ricardo dos Santos da Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Sou graduada em Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e Doutoranda em Administração pela UFES. Conclui MBA em Gestão da Comunicação Estratégica pela Universidade de Vila Velha (2010), MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013) e Pós-MBA em Comunicação e Marketing Digital pela FGV (MMurad, Vitória/ES). Tenho experiência em coordenação de ações de marketing e comunicação, atuando desde 2007 em Departamentos de Marketing e Comunicação de organizações empresariais. Dedico-me à pesquisa na área de concentração Práticas Organizacionais e Culturais. Meus temas de interesse são: Organizing, Estratégia Organizacional, Estratégica como Prática Social, Improvisação Organizacional e Indústrias Criativas em Escolas de Samba. Atualmente, sou Professora do Departamento de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras (Guarapari), período noturno, ministrando disciplinas como: Planejamento e Gestão Estratégica,Planejamento de Marketing, Legislação e Ética na Comunicação, Atendimento e Planejamento de Campanha, Comunicação Empresarial, dentre outras. Em 2015, iniciei minha segunda graduação, agora em Administração, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com previsão de conclusão em 2019.

Downloads

Publicado

18-06-2018

Como Citar

Silveira, P. R. dos S. da. (2018). (DES)RESPEITANDO REGRAS: IMPROVISAÇÃO NA PRÁTICA DA PRODUÇÃO DO DESFILE CARNAVALESCO DE UMA ESCOLA DE SAMBA. Revista Gestão & Conexões, 5(2), 36–61. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.2.20334.36-61.

Edição

Seção

Artigos