PROPOSIÇÃO DA GOVERNANÇA RELACIONAL COMO FACILITADORA DA FUNCIONALIDADE DE REDES

Autores

  • João Baptista Neroni Universidade Paulista - UNIP
  • Roni Piuchi Universidade Paulista- UNIP
  • Ione Lopes Universidade Paulista- UNIP
  • Ernesto Michelangelo Giglio Universidade Paulista- UNIP http://orcid.org/0000-0001-6193-1421

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21802.107-127.

Resumo

O artigo analisa a produção acadêmica sobre as categorias governança e funcionalidade de redes, buscando evidências de uma relação entre as duas. Uma linha de autores afirma que a governança, no sentido de um conjunto de mecanismos, práticas, partilha de valores e normas, é a matriz central que orienta as ações na rede. Neste artigo isto é denominado de funcionalidade da rede. No entanto, tal relação carece de sustentação em pesquisas. Para buscar as evidências dessa proposição realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases Web of Science e Portal Capes. A seleção e análise do material pesquisado possibilitou o desenvolvimento de um desenho de pesquisa onde se detalham as variáveis componentes das duas categorias, assim como, a apresentação de alguns indicadores, o que pode ser utilizado como matriz de planejamento e execução de pesquisas sobre esse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Baptista Neroni, Universidade Paulista - UNIP

Mestrando em Administração na Universidade Paulista – UNIP. Tema de Pesquisa: Governança e Operacionalidade de Redes. Professor do curso de Graduação em Administração da Uniso - Universidade de Sorocaba

Roni Piuchi, Universidade Paulista- UNIP

Mestre em Administração pela Universidade Paulista - UNIP. Tema de Pesquisa: Operacionalidade e Resultados de Redes. Professor do curso de Graduação em Administração das Faculdades Anhanguera.

Ione Lopes, Universidade Paulista- UNIP

Mestranda em Administração na Universidade Paulista- UNIP. Tema de Pesquisa: Governança e Resultados de Redes. Gerente de Projetos na Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Ernesto Michelangelo Giglio, Universidade Paulista- UNIP

Pós Doutor em Administração. Professor no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista- UNIP. Tema de Pesquisa: Governança Relacional e seus efeitos nas redes.

Downloads

Publicado

28-11-2018

Como Citar

Neroni, J. B., Piuchi, R., Lopes, I., & Giglio, E. M. (2018). PROPOSIÇÃO DA GOVERNANÇA RELACIONAL COMO FACILITADORA DA FUNCIONALIDADE DE REDES. Revista Gestão & Conexões, 7(2), 107–127. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21802.107-127.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)