As Universidades e as Transformações na Educação Superior: Um Estudo sobre a Teoria da Complexidade

Autores

  • Carolina Casella Galli Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.22013.25-43

Resumo

Este artigo se configura como um ensaio teórico e tem como objetivo discutir a problemática sobre como as universidades podem ser compreendidas à luz da teoria da complexidade. Isso se explica porque, para além da natureza complexa das organizações de ensino, é observado que as universidades vêm respondendo frente à complexidade do contexto de transformação da educação superior. Para isso, foram utilizados os conceitos de sistemas adaptativos complexos e de organização auto-organizante, de processos interpretativos e de compartilhamento de significados, além de artigos sobre o tema. Associados, esses conceitos contribuem, especialmente no contexto da educação superior brasileira, para o melhor conhecimento de como a teoria da complexidade pode ser útil no entendimento do ensino superior para além da lógica mercadológica existente, propondo a articulação da teoria com outros temas relacionados à educação, como a gestão universitária acadêmica e o desenvolvimento profissional de alunos e professores, por exemplo.

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Biografia do Autor

Carolina Casella Galli, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Administração pela PUCPR. Mestre em Administração pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Especialista em Gestão Empresarial e economista pela UEM (Universidade Estadual de Maringá).

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Publicado

03-06-2019

Como Citar

Casella Galli, C. (2019). As Universidades e as Transformações na Educação Superior: Um Estudo sobre a Teoria da Complexidade. Revista Gestão & Conexões, 8(2), 25–43. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.22013.25-43

Edição

Seção

Artigos