Percepção e Fidelização: um estudo dos clientes de farmácias na cidade de Vitória (ES)

Autores

  • Mikaelli Orlande Gabriel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Anderson Soncini Pelissari Universidade Federal do Espírito Santo (Espírito Santo, UFES)
  • Marcos Paulo Valadares de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (Espírito Santo, UFES)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4460.187-209.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4460.187-209.

Para lidar com as inúmeras mudanças sofridas pelo setor, as empresas do mercado varejista farmacêutico têm como alternativa a oferta amplificada de serviços com maior qualidade, e o desenvolvimento de relacionamentos longos com seus clientes. Este trabalho analisa a percepção do cliente quanto ao serviço prestado pelas farmácias, bem como aspectos relacionados à fidelização dos clientes do varejo farmacêutico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com aplicação de questionários em uma amostra do tipo não probabilística por cotas (faixa etária e região), de 196 clientes de farmácias localizadas em Vitória, ES. O tratamento dos dados foi feito através dos softwares EXCEL e SPSS. Verificou-se que os aspectos preço baixo e localização da farmácia são os mais relevantes para clientes fiéis e não fiéis. Concluiu-se ainda que os cartões-fidelidade podem ser uma estratégia utilizada pelas empresas para agregar valor ao seu negócio, mas não podem ser um indicador ou instrumento de fidelização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-09-2013

Como Citar

Gabriel, M. O., Pelissari, A. S., & Oliveira, M. P. V. de. (2013). Percepção e Fidelização: um estudo dos clientes de farmácias na cidade de Vitória (ES). Revista Gestão & Conexões, 2(1), 187–209. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4460.187-209.