INFLUÊNCIA DOS CUSTOS TRANSACIONAIS SOBRE A INOVAÇÃO: UM ESTUDO MULTICASO DE EMPRESAS INDUSTRIAIS NO BRASIL

Autores

  • Elaine John Univali - Universidade do Vale do Itajaí
  • Rodolfo Coelho Prates Doutor em Economia Aplicada pela USP; Mestre em Geografia Humana pela USP e graduado em Geografia pela USP. Professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo; Professor visitante do Middlebury College – Vermont/Estados Unidos; e Membro do grupo de pesquisa Brazilian Danish Internationalization, Sustainability and Innovation Research Network, em parceria com a Copenhagen Business School, a Aalborg University e a University of Southern Denmark.

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.6044.120-143.

Resumo

Nas organizações, particularmente industriais, a inovação pode ser influenciada por elementos internos e externos. Os aspectos que envolvem as questões transacionais de negociações, como parcerias para inovar, devem ser melhor compreendidos, pois, muitas vezes, determinam a opção da empresa em gerar inovações ou adquirir do mercado. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar como os custos de transação interferem no grau de abertura do processo de inovação. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio da análise do conteúdo de entrevistas semiestruturadas em empresas de máquina para móveis e de máquinas e implementos agrícolas, e de implantodontia. Os resultados apontaram fatores contraditórios quando os sistemas inovativos nacionais foram analisados, e também falta de diálogo e morosidade nas parcerias formadas por institutos de pesquisa e universidades brasileiras, e deficiência na cadeia produtiva nacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine John, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Administração e Turismo pela UNIVALI; Bolsista CAPES-PROSUP; Participante do Programa de Mobilidade Acadêmica através do módulo internacional "Estudios Contemporaneos en Gestión", com foco em Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Universitat Politècnica de València/Espanha; Mestre em Administração pela Universidade Positivo; Especialista em Relações Internacionais pela UFPR; e Graduada em Administração de Empresas pela UNIVILLE.

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

John, E., & Prates, R. C. (2015). INFLUÊNCIA DOS CUSTOS TRANSACIONAIS SOBRE A INOVAÇÃO: UM ESTUDO MULTICASO DE EMPRESAS INDUSTRIAIS NO BRASIL. Revista Gestão & Conexões, 4(2), 120–143. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.6044.120-143.

Edição

Seção

Artigos