Os sentidos do trabalho para os policiais militares do estado da Bahia: uma primeira análise

Autores

  • Tânia Moura Benevides
  • Denise Ribeiro de Almeida
  • Eduardo Almeida Cunha
  • Jaime Fabiano Mendes

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.2.8394.181-197.

Resumo

Este artigo visa a evidenciar a percepção dos policiais militares do Estado da Bahia em relação aos sentidos do trabalho. Partiu-se, nesta primeira análise, dos resultados de um pré-teste realizado com os policiais de um Comando de Policiamento Especial. O trabalho se baseou, na análise bibliográfica, em Antunes (2007), no livro intitulado Os sentidos do trabalho, fazendo parte de uma pesquisa maior que busca identificar os sentidos do trabalho para distintas categorias de trabalhadores; neste artigo, o foco são os policiais. Os resultados desse levantamento preliminar revelam que as categorias utilizadas por Antunes (2007) necessitam de adaptação para abordar esses trabalhadores, porque outros sentidos são apontados pelos policiais nos questionamentos subsequentes. Constatou-se que os valores institucionais influenciam os sentidos indicados por eles. Há, reconhecidamente, orgulho pelo exercício da atividade laboral, entretanto, a desvalorização da atividade é fortemente considerada um sentido negativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Moura Benevides

Doutora em Administração. Professora da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora nas áreas de Trabalho e Segurança Pública.

Denise Ribeiro de Almeida

Doutora em Administração. Professora DE da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora nas áreas de Gestão Pública e Ensino Superior.

Eduardo Almeida Cunha

Mestre em Ciências Econômica. Professor de Gestão Pública da UNIME. Pesquisador na área de Segurança Pública. Major da PMBA.

Jaime Fabiano Mendes

Estudante de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisador na área de Segurança Pública. Soldado da PMBA.

Downloads

Publicado

17-11-2014

Como Citar

Benevides, T. M., de Almeida, D. R., Cunha, E. A., & Mendes, J. F. (2014). Os sentidos do trabalho para os policiais militares do estado da Bahia: uma primeira análise. Revista Gestão & Conexões, 3(2), 181–197. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.2.8394.181-197.

Edição

Seção

Artigos