O circo como templo idolátrico em Tertuliano ('Spect.', 8.4; 13.4)

Autores

  • Natan Henrique Taveira Baptista

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i5.11213

Palavras-chave:

Cartago, Paleocristianismo, Tertuliano, Circo, Ludi Circenses

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o significado da rejeição do espaço circense, bem como das manifestações lúdicas praticadas em seu interior, para a vida do neófito paleocristão, a partir dos textos de Tertuliano – em especial o Sobre os espetáculos (De Spectaculis). A fim de justificar seu posicionamento, o autor norte-africano associou metaforicamente tanto recintos quanto monumentos do circo e dos templos pagãos, o que levou sua argumentação a identificar o comparecimento àquele local para assistir às corridas de bigas como uma prática idolátrica. Defendemos que o objetivo de Tertuliano com essas sanções foi controlar as sociabilidades dos membros da comunidade proto-ortodoxa de Cartago de modo a demarcar a identidade desse grupo em contraposição à pagã. Com intuito de responder nossos questionamentos, analisamos a documentação primária à luz do exame textual crítico da Análise de Conteúdo por meio do método proposto por Laurence Bardin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Documentação textual

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Famrhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 1998.

CICERO. On Invention. The Best Kind of Orator. Topics. Translated by H. M. Hubbell. Cambridge: Harvard University, 1949.

MISHNAH, SEDER MOED = משניות, סדר מועד : עם פירוש יד אברהם = Mishnayot, Seder Moʻed: a new translation with a commentary Yad Avraham anthologized from Talmudic Midrashic, and rabbinic sources and classic commentaries. Text in English and Hebrew; commentary and translated by Avroham Yoseif Rosenberg, Yehezkel Danziger, Avie Gold and Hersh Goldwurm. New York: Mesorah Publications, 1986.

QUINTILIAN. Institutio Oratoria. Translated by H. E. Butler. Cambridge: Harvard University, 1996.

RETÓRICA a Herênio. Tradução de Ana Celestino Faria e Adriana Seabra. São Paulo: Hedra, 2005.

TERTULIANO. A moda feminina; Os espectáculos. Nota bibliográfica e introdução de António Montes Moreira; tradução e notas de Fernando Melro e João Maia, respectivamente. Lisboa: Verbo, 1974.

TERTULLIAN. ad Martyres, ad Nationes, Adversus Iudaeos, Adversus Praxean, Adversus Valentinianos, De anima, De praescriptione haereticorum, De testimonio animae. In: Complete Works. Translated by Alexander Roberts and James Donaldson, edited by Arthur Cleveland Coxe. Seattle: Amazon, 2013.

TERTULLIAN; MINUCIUS FELIX. Apology, De spectaculis; Octavius. Introduction and translated by Terrot Reaveley Glover. Cambridge: Harvard University, 1977.

TERTULLIEN. Les Spectacles. Introduction, textique critique, traduction et commentaire de Marie Turcan. Paris: Editions du Cerf, 1986.

TERTULLIEN. Oeuvres: Apologétique. Prescriptions contre les gentils. Du Baptême. De l’Ornement des femmes. Contre les spectacles. De la Patience. De la Couronne du soldat. Contre Marcion, extrait. De la Chair de Jésus-Christ. De la Résurrection de la chair. Aux nations. Traduit et éditée par Marc-Antoine Charpentier. Paris: Marc-Antoine Charpentier, 1844.

Obras de apoio

AMES, C. La Apología y el Diálogo en los primeros apologistas latinos: Tertuliano y Minucio Félix. Circe de clásicos y modernos, n. 12, p. 45-60, 2008.

BERGER, K. As Formas Literárias do Novo Testamento. Tradução de Fredericus Antonius Stein. São Paulo: Loyola, 1998.

BRITO, M. A. O símbolo das fontes de águas no mundo judaico-cristão e à relação com evangelho Joanino. In: Anais dos Simpósios da Associação Bíblica de História das Religiões, v. 12: Experiências e interpretações do sagrado – Interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos – Aportes teórico-metodológicos para fontes judaico-cristãs antigas. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. p. 1-8.

BROWN, P. R. La. Antiguidade tardia. In: Veyne, Paul (Org.); Duby, Georges (Dir.). História da vida privada, v. 1: do Império Romano ao ano mil. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 213-284.

BUSTAMANTE, R. M.C. Ludi circenses: análise comparativa de sua representação imagética em dois antigos mosaicos norte-africanos. In: LESSA, Fábio de Souza; BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha (Orgs.). Memória e Festa. Rio de Janeiro: Mauad X, 2005. p. 123-133.

CORBEILL, A. Rhetorical Education and Social Reproduction in the Republic and Early Empire. In: DOMINIK, W.; HALL, J. (Orgs.). A Companion Roman Rhetoric. Malden: Blackwell, 2007. p. 69-82.

EHRMAN, B. D.; JACOBS, A. S. (Eds.). Christianity in Late Antiquity, 300-450 C.E.: A Reader. New York: Oxford University, 2003.

GAGER, J. G. Body-symbols and social reality: Resurrection, incarnation and asceticism in early Christianity. Religion, v. 12, issue 4, p. 345-364, 1982.

GONDIM, L. C. L.; GONDIM, L. M. O casamento judeu: rituais, crenças e significados. Revista Hermenêutica, v. 12, n. 2, p. 71-84, 2012.

HEINZ-MOHR, G. Dicionário dos Símbolos: Imagens e Sinais da arte cristã. Tradução de João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1994.

JIMÉNEZ SÁNCHEZ, J. A. Poder imperial y espectáculos em Occidente durante la Antigüedad Tardía. 2001. 692 f. Tese (Doutorado em História e Geografia). Departamento de Pré-História, História Antiga e Arqueologia, Universitat de Barcelona, Barcelona, 2001.

JOHNSON, P. História do cristianismo. Tradução de Cristiana de Assis Serra. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

JONES, P. W. The concept of community in Tertullian’s writings: in the light of contemporary legal, philosophical, and literary influences. 1973. 384 f. Thesis (PhD in Religious Studies). Faculty of Religious Studies, McGill University, Montreal, 1973.

LEFEBVRE, H. The production of Space. Translated by Donald Nicholson-Smith. Oxford: Blackwell, 2000 [1974].

LEONE, A Changing Townscapes in North Africa: from Late Antiquity to the Arab Conquest. Bari: Edipuglia, 2007.

______. The End of the Pagan City: Religion, Economy, and Urbanism in Late Antique North Africa. Oxford: Oxford University, 2013.

LOURENÇO, L.; BERNARDINO, S. O poder da água. Uma dádiva e um risco. In: Riscos Naturais, Antrópicos e Mistos: Homenagem ao Professor Doutor Fernando Rebelo. Coimbra: Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2013. p. 403-23.

MACKENDRICK, P. L. The north African stones speak. North Carolina: The University of North Carolina, 1980.

MALHERBE, A. J. Paul and the Thessalonians. Philadelphia: Fortress, 1987.

MARQUES, J. F. A problemática da parenética da restauração: um sermão no Porto comemorativo da Batalha de Montes Claros. Revista de História (Porto), v. 2, p. 391-416, 1979.

MEALEY, A. M. The identity of Christian morality. Bodmin: Ashgate, 2009.

PROPHET, E. C. Anjos Caídos e as Origens do Mal. Tradução de Habib Neto. Rio de Janeiro: Nova Era, 2002.

REBILLARD, É. Christians and their many identities in Late Antiquity: North Africa, 200-450 CE. Ithaca: Cornell University, 2012.

ROBERTS, R. E. The Theology of Tertullian. London: Longmans, 1924.

SCHREMER, A.. Brothers Estranged: Heresy, Christianity, and Jewish Identity in Late Antiquity. New York: Oxford University, 2010.

SENNET, R. Carne e Pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Tradução de Marcos Aarão Reis. Rio de Janeiro: Record, 2003 [1994].

SIDER, R. D. Tertullian, On the Shows: An Analysis. Journal of Theological Studies (Oxford), v. 29, part. 2., p. 339-365, 1978.

STOWERS, S. K. Letter writing in Greco-Roman Antiquity. Philadelphia: Fortress, 1986.

TILLEY, M. A. Regional varieties of Christianity in the first three centuries: North Africa. In: MITCHELL, Margaret M.; YOUNG, Frances M. (Eds.). The Cambridge History of Christianity. Vol. I: Origins to Constantine. Cambridge: Cambridge University, 2006. p. 381-396.

TOV, E. Textual Criticism of the Hebrew Bible. Philadelphia: Fortress, 1992.

TURCAN, M. Introduction et commentaire. In: TERTULLIEN. Les Spectacles. Introduction, textique critique, traduction et commentaire de Marie Turcan. Paris: Editions du Cerf, 1986.

VAN DER NAT, P. G. Tertullianea. II. The Structure of the De Spectaculis. Vigiliae Christianae, v. 18, n. 1, p. 129-143, 1964.

WASZINK, J. H. Pompa Diaboli. Vigilae Christianae, v. 1, n. 1, p. 13-41, 1947.

WÜRTHWEIN, E. The Text of the Old Testament. Philadelphia: Fortress, 1995.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

BAPTISTA, Natan Henrique Taveira. O circo como templo idolátrico em Tertuliano (’Spect.’, 8.4; 13.4). Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 5, p. 147–167, 2015. DOI: 10.17648/rom.v0i5.11213. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/11213. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formas de devoção e espaços de culto no Império Romano