O elemento religioso na interpretação dos acontecimentos da 'Guerra pérsica'

Autores

  • Lyvia Vasconcelos Baptista

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i5.11217

Palavras-chave:

Império Bizantino, Procópio de Cesareia, Tykhe, Deus

Resumo

Procópio de Cesareia, historiador bizantino, retratou o governo de Justiniano no século VI d.C. de forma muito distinta. Ao narrar as ações do imperador, o autor disponibilizou um conjunto heterogêneo de informações religiosas que ainda leva muitos historiadores a discutir o significado de suas crenças e a importância da providência divina na interpretação dos acontecimentos. O objetivo deste artigo é enfatizar o elemento religioso na Guerra pérsica, discutindo o uso de imagens cristãs, de caráter fatalista, como ferramenta de crítica ao imperador Justiniano e o papel de Deus e da sorte na explicação dos acontecimentos.

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Referências

Documentação textual

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Publicado

30-06-2015

Como Citar

BAPTISTA, Lyvia Vasconcelos. O elemento religioso na interpretação dos acontecimentos da ’Guerra pérsica’. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 5, p. 225–243, 2015. DOI: 10.17648/rom.v0i5.11217. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/11217. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema livre