O estudo da formação da identidade dos primeiros cristãos e a importância da teologia

Autores

  • Alessandro Arzani

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i8.15166

Palavras-chave:

Cristianismo, Identidade, Teologia, Império Romano

Resumo

A formação da identidade dos primeiros cristãos tem sido discutida por acadêmicos ao redor do mundo por longos anos. Esta questão tem se mostrado complexa, principalmente devido ao rico pano de fundo das culturas do território greco-romano, o que exige atenção às particularidades das relações entre cristãos, judeus e pagãos em seus variados contornos e instituições. Várias disciplinas têm sido combinadas para explicar como os grupos cristãos saíram de dentro do judaísmo para oferecerem aquela que viria a ser a religião oficial do Império Romano. Analisando os principais aspectos das pesquisas desenvolvidas sobre este tópico, procura-se neste artigo apontar a importância da teologia para a compreensão do universo simbólico fundamental no qual a identidade dos primeiros cristãos é construída.

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Publicado

30-12-2016

Como Citar

ARZANI, Alessandro. O estudo da formação da identidade dos primeiros cristãos e a importância da teologia. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 8, p. 70–85, 2016. DOI: 10.17648/rom.v0i8.15166. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/15166. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Fontes para o estudo da Antiguidade: materiais e métodos