Personagens negros (as): uma análise acerca da educação superior no Brasil e a relevância da memória

Autores

  • Luana Ribeiro da Trindade PGCS - UFES

Resumo

A análise sobre educação superior no Brasil e a reflexão acerca de algumas biografias de personagens negros brasileiros no século XX que através da educação conseguiram ascender socialmente e obtiveram sucesso em suas carreiras profissionais, revelam-se indispensáveis e necessárias de serem debatidas. Pouca importância é dada ao protagonismo de intelectuais negros (as). O silêncio ainda existente sobre a participação do homem negro ou da mulher negra na história do Brasil retrata uma das situações mais perversas presentes na sociedade brasileira relacionada ao racismo e ao preconceito. Portanto, com o conhecimento base sobre história da universidade pública brasileira, as principais mudanças ocorridas, os avanços e desafios, será possível a partir de uma visão crítica, pensar o peso das desigualdades étnicos-raciais neste nível de ensino. Além disso, o estudo da teoria da memória é de suma importância, tendo em vista que recorrer ao passado, através das experiências de vida desses personagens negros (as), é compreender a memória ainda vivo no presente, como sendo algo em constante movimento, portanto, em constante processo de ressignificação. A memória e a identidade estão conectadas e são construída e reconstruída no presente.

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Seção

Estudos socioambientais, culturas e identidades