Caderno de Resumos da XI Semana de História UFES

Autores

  • Brenda Soares Bernardes UFES
  • Thaynan Phellipe da Rocha Bandeira UFES

Resumo

A realização de semanas acadêmicas já é comum nas universidades brasileiras. O objetivo é fomentar o conhecimento e integrar os interessados na área, por meio de minicursos, conferências, comunicações livres e mesas de debate. Estes eventos divulgam as produções acadêmicas atuais, colocam em voga temas aclamados, promovem o intercâmbio entre a pós, a graduação, o ensino e a sociedade.

 

A X Semana de História, ocorrida em setembro de 2016, conseguiu reunir os estudantes do curso e teve êxito em despertar o interesse dos discentes nas pesquisas, em reunir e promover a integração acadêmica, e em construir um espaço além da sala de aula, promovendo o protagonismo dos estudantes. Foi um grande exemplo de como os estudantes conseguem inspirar e movimentar a universidade em torno das pautas estudantis.

 

Já na XI Semana de História, pretendemos ir além, promovendo o encontro entre estudantes de História, profissionais da educação, demais discentes interessados e a sociedade em geral, interessados em debater sobre a importância do protagonismo e produção de estudantes, a questão política atual no que se refere às questões do ensino de História e também aspectos culturais e sociais que estão vinculados às pautas estudantis.

 

Como já dito, nosso objetivo é aproximar as produções da universidade com os alunos por meio de um evento que está se tornando parte estabelecida do calendário acadêmico e que já mostra relevância nacional. A XI Semana de História é uma iniciativa estudantil que teve e tem como mote a convivência, estudo e debate sobre a História entre discentes, docentes e a comunidade externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2018

Edição

Seção

Anais da Semana de História