Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Sofia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Sofia publicada somente artigos inéditos de autoria professores e pesquisadores com títulos de mestre e doutor, mediante a aprovação prévia de pareceristas e o atendimento das normas editoriais da revista.

Os artigos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: consistência teórica; originalidade; clareza e objetividade no tratamento do tema; fundamentação teórica e bibliografia atualizada; atendimento às normas editoriais e conteúdo de natureza filosófica.

Os textos podem ser redigidos em português, inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão. Recomenda-se que tenham, no total, entre 5 e 10 mil palavras. A digitação deve ser apresentada no programa Microsoft Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entrelinhas e parágrafos justificados sem recuo. Entre as partes do texto deverá ser usado espaçamento 1,5. O formato do papel é A4 com margem normal.

O texto deve ser organizado na seguinte sequência: título do artigo na língua do trabalho e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, o segundo título em português), em letras maiúsculas e minúsculas; nome(s) do(s) autor(es), instituição a qual se vinculam e endereço eletrônico (email) para contato; resumo na língua do artigo e abstract em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, o resumo em português); palavras-chave na língua do artigo e em inglês, (no caso de artigos em língua estrangeira, palavras-chave em português); texto, referências bibliográficas e anexos.

O resumo deve ser redigido em fonte Times New Roman corpo 10, espaçamento simples, e conter entre 100 e 150 palavras, trazendo uma descrição do tema, dos objetivos e da metodologia de trabalho. Esse texto deve ser antecedido pela palavra RESUMO (ABSTRACT), em letras maiúsculas e seguida de dois pontos. As palavras-chave, indicadas pela expressão PALAVRAS-CHAVE (ou KEYWORDS) seguida de dois pontos, devem ser escritas também em fonte Times New Roman 10, com apenas as iniciais em maiúscula e separadas por ponto. O autor deverá utilizar um mínimo de três e um máximo de cinco palavras-chave.

Os títulos de seções devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios.

As referências no texto devem ser feitas de acordo com o sistema autor-data da ABNT. Assim, por exemplo, citar entre parênteses (PUTNAM, 1995, p. 79), ou, quando a citação estiver fora do parênteses, redigir apenas a primeira letra em maiúscula: Putnam, 1995, p. 79.

As citações também deve seguir as normas da ABNT. Citações de até três linhas no texto devem vir entre aspas duplas, ficando as aspas simples a serem empregadas em casos de citação dentro da citação. Citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento simples e fonte Times New Roman, corpo 11. A supressão de partes do texto citado devem ser indicadas com reticências entre colchetes, e comentários entre colchetes. Destaquem em itálicos na citação devem ser indicados, após a indicação da fonte, entre parênteses, como “grifos nossos” ou “grifos do autor” (caso já faça parte da obra referida).

Notas de rodapé devem ser usadas para fins de informações complementares ao texto, não para referência, e devem vir em sequência numérica, inscritas em fonte Times New Roman, corpo 10. Caso seja necessária nota de rodapé no título, indicá-la com um asterisco.

As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT, sendo precedidas pela sentença “Referências bibliográficas”, escrita em negrito, e redigidas a partir da segunda linha abaixo, sem numeração, segundo a ordem alfabética de autores. No caso de referência à obra de um mesmo autor, deve empregar, na segunda obra citada, cinco travessões (“_____”).

A sequência dos elementos de uma referência deve ser: AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, data. O autor deve ser citado pelo sobrenome, em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) prenome(s). No caso de três autores, citar todos, separando-os por ponto e vírgula. No caso de mais autores, citar apenas o primeiro, seguido da expressão latina “et al.”

O título da obra deve ser escrito em itálico, iniciando em maiúscula e as demais palavras em minúscula (excetuando-se casos de nome próprio ou outra obra) e separado de eventuais subtítulos por dois pontos. A obra, em resumo, virá citada conforme o seguinte exemplo: RORTY, Richard. Philosophy and the mirror of nature. 2º ed. Princeton, NJ: Princenton University Press, 1980.

Artigos de periódicos devem ser citados conforme a ordem do seguinte exemplo: SILVA, Luciano Donizetti da. Fenomenologia e epistemologia, ou conhecer e ser-no-mundo. Revista Sofia, v. 4, n. 2, p. 258-270, jul./dez. 2015.

Artigos de coletâneas devem ser citados conforme a ordem desse exemplo: PAPINEAU, David. Filosofia da matemática, In: BUNNIN, Nicholas e TSUI-JAMES, E.P. (eds.). Compêndio de filosofia. 2ª ed. Luiz Paulo Rouanet (trad.). São Paulo: Edições Loyola, 2007, p.305- 337.

Documentos consultados online deverão incluir, em sua referência, o endereço eletrônico (URL), inscrito entre os sinais “< >” e antecedido pela expressão “Disponível em:”, além da data de acesso do usuário ao documento, que virá após a expressão “Acesso em:”. Conforme o exemplo: SMITH, David Woodruff. Phenomenology, In: ZALTA, Edward N. (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Winter, 2016. Disponível em: < https://plato.stanford.edu/archives/win2016/entries/phenomenology/>. Acesso em: 17 fev. 2017.

Demais elementos que acompanhem o texto, como tabelas, quadros e ilustrações, devem ser escaneados pelo autor e inseridos no texto, acompanhados de legendas e identificadas com as devidas referências em fonte Times New Roman, corpo 10.

Ao final do artigo, o autor deve incluir os seguintes dados acadêmicos: nome completo, endereço postal, formação acadêmica e local de trabalho.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. 1. A contribuição deverá ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    2. As contribuições, sejam elas artigo, tradução ou resenha, devem versar sobre Filosofia ou áreas correlatas, neste último caso, desde que apresentem problemáticas e abordagens filosóficas.

    3. Textos submetidos em língua estrangeiras devem ser revisados, em sua ortografia e gramática, pelo(a) próprio(a) autor(a).

    4. Os artigos devem vir com título, resumo e palavras-chaves na língua original e no inglês.

    5. Deve ser observado um número máximo de 25 páginas para as contribuições, com exceção de resenhas e traduções, cujo número máximo é de cinco páginas.

    6. A revista publica apenas contribuições de mestres e doutore(a)s ou de co-autoria com mestres e doutores.

    7. Os trabalhos com financiamento é responsabilidade do(a) autor(a) informar a agência de fomento.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.