Reforma ou revolução na filosofia política de Hegel, a via prussiana e a via francesa para a realização da razão

Autores

  • John Aquino Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i1.15508

Resumo

Para Hegel quando as normas e instituições existentes não preservem nem promovem mais a liberdade, mas limitam e atrasam seu desenvolvimento, perdem sua razão de ser e torna-se uma necessidade histórica a correção dessas normas e instituições positivas de acordo com as exigências históricas da razão. Para o filósofo quando o direito positivo precisa ser corrigido, essa correção pode ser realizada pelos “de cima”, que para Hegel seria quando o próprio governo realiza as mudanças necessárias, na figura do monarca, ou a correção pode ser realizada pelos “de baixo”, na figura histórica do povo, como aconteceu na França em 1789. A primeira forma de correção seria a reforma e a segunda seria a revolução. Na presente pesquisa tentaremos definir qual o posicionamento político de Hegel diante das reformas e das revoluções que inauguraram o mundo moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Aquino, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Membro do GP Atualidade do pensamento político de Marcuse e do GP Dialética e teoria crítica.

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Aquino, J. (2018). Reforma ou revolução na filosofia política de Hegel, a via prussiana e a via francesa para a realização da razão. Sofia , 7(1), 178–191. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i1.15508

Edição

Seção

Fluxo Contínuo