A Escola de Schopenhauer em seus sentidos lato e estrito: entre Apóstolos, Evangelistas, Metafísicos, Heréticos, os Pais da Igreja e as Mulheres

Autores

  • Felipe dos Santos Durante Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Universidade Federal do Espírito Santo(UFES)

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i1.16045

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o trabalho de recuperação e sistematização histórico-crítica da recepção e dos desdobramentos da filosofia schopenhaueriana na história da filosofia. Tal empreitada foi levada a cabo pelo Centro interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola dell'Università del Salento, sediado em Lecce, Itália, através da sistematização do conceito de Escola de Schopenhauer (Schopenhauer-Schulle).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe dos Santos Durante, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Universidade Federal do Espírito Santo(UFES)

Professor Substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui mestrado na área de filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em filosofia nas modalidades licenciatura e bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é aluno regular do curso de pós graduação (Doutorado) dessa mesma universidade. Realizou estágio no exterior no Centro Interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola da Università del Salento (2014), sob supervisão do presidente da seção italiana da Schopenhauer Gesellschaft, professor Dr. Domenico Fazio; realizou estágio no exterior na Schopenhauer-Forschungsstelle na JGU - Johannes Gutenberg-Universität Mainz, sob supervisão do presidente da Schopenhauer Gesellschaft e diretor da Schopenhauer-Forschungsstelle, professor Dr. Matthias Koßler. É membro do Grupo de Pesquisa Crítica e Modernidade (CriM); Integrante do GT-Schopenhauer da ANPOF; Membro da Comissão Editorial da Revista Voluntas - Estudos sobre Schopenhauer; Possui interesse pela obra e pelo pensamento de Arthur Schopenhauer, por ética, filosofia do direito, tendo-se dedicado atualmente em pesquisar a atualidade da filosofia schopenhaueriana para um debate acerca dos direitos humanos.

Downloads

Publicado

01-09-2017

Como Citar

Durante, F. dos S. (2017). A Escola de Schopenhauer em seus sentidos lato e estrito: entre Apóstolos, Evangelistas, Metafísicos, Heréticos, os Pais da Igreja e as Mulheres. Sofia , 6(1), 136–148. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i1.16045

Edição

Seção

Fluxo Contínuo