Religião e Estado: um diálogo entre as filosofias de al-Farabi e Marsílio de Pádua

Autores

  • Francisca Galileia Pereira da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • Erison de Sousa Silva

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i2.16136

Resumo

O presente artigo desenvolve uma análise acerca do pensamento político de Abū Nasr al-Fārābī (872 – 950) e Marsílio de Pádua (1275/80 – 1342/43) tendo como foco a relação entre a Religião e o Estado. Objetivamos, a partir das teorias políticas destes autores, expor seus conceitos centrais no que respeita o vínculo entre o poder temporal e religião para, então, realizar   um diálogo entre as concepções filosóficas. Assim, ressalta-se o modo como filósofos discutem a formação das leis no interior de uma comunidade partindo de um pressuposto comum: a afirmação aristotélica de que o homem é um ser social por natureza. Na evidente necessidade de uma vida em sociedade, é examinado o papel que al-al-Fārābī e Marsílio atribuem à religião na formação de um organismo político. Neste momento, é fundamental a consideração do contexto no qual suas reflexões filosóficas são desenvolvidas. Como fonte, tem-se como base uma pesquisa bibliográfica cujas obras Política do filósofo árabe e O defensor da paz do autor paduano ocupam lugar de destaque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Galileia Pereira da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Professora do departamento de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, desenvolve projetos nas áreas de Filosofia Antiga e Filosofia Medieval com ênfase no pensamento político. É coordenadora do Grupo de Estudos em Filosofia Medieval - UEVA, no qual discute a produção filosófica realizada no mundo árabe e latino.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

Silva, F. G. P. da, & Silva, E. de S. (2017). Religião e Estado: um diálogo entre as filosofias de al-Farabi e Marsílio de Pádua. Sofia , 6(2), 113–127. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i2.16136

Edição

Seção

Dossiê Ética e Política