Sobre o ensinar e o aprender Filosofia: reflexões acerca da especificidade do ensino de Filosofia

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Ivan Luís Schwengber Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17142

Resumo

O presente texto, de cunho bibliográfico, reflete sobre a relação entre o ensinar e o aprender filosofia. As indagações que levantamos neste artigo referem-se ao exercício da filosofia, ou seja, é possível que a filosofia seja “ensinável”? E “aprendível”? É presumível que possa ser transmitida de um indivíduo a outro? Ou então devemos aceitar que a filosofia não se transmite, não se ensina e não se aprende? Para destrinchar os fios filosóficos das interrogações, o estudo decompõe-se em três partes: i) tematiza a ensinabilidade da filosofia, buscando superar a célebre discussão sobre se se ensina a filosofia ou se ensina a filosofar; ii) problematiza a aprendizibilidade da filosofia; iii) desenvolve a perspectiva da especificidade da filosofia. Ademais, considera que o ensino e a especificidade da filosofia está no ato de criação de conceitos. É este ato que torna a filosofia propriamente filosofia, caso queiramos um ensino de filosofia “filosófica”, necessitamos desenvolvê-lo a partir dos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi e Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES. Áreas e autores de investigação: Modernidade, Educação, Infância, Política, Hannah Arendt. Participa do grupo de estudo sobre: Teoria Crítica e Educação; Estudos Hermenêuticos e Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

Ivan Luís Schwengber, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Mestrando em Educação pela Unochapecó, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, habilitação em História e Psicologia da Educação. Tem experiência na área de Filosofia e História no Ensino Médio e Gestão Escolar.

Downloads

Publicado

02-04-2018

Como Citar

Schütz, J. A., & Schwengber, I. L. (2018). Sobre o ensinar e o aprender Filosofia: reflexões acerca da especificidade do ensino de Filosofia. Sofia , 6(3), 161–174. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17142

Edição

Seção

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino