Reflexões acerca da natureza do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) a partir da experiência com a disciplina "Laboratório de Ensino de Filosofia"

Autores

  • Alexander de Freitas Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Marília Mello Pisani Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17182

Resumo

A problemática do artigo situa-se entre duas questões acerca da natureza do PROF-FILO: 1) Quais as singularidades do PROF-FILO em relação ao mestrado acadêmico?; 2) Como escapar à reciclagem e atualização, que são, usualmente, os objetivos dos mestrados profissionais do tipo PROF? Estas questões serviram de subsídios teórico-metodológicos para o planejamento e execução da disciplina "Laboratório de Ensino de Filosofia", ministrada pelo núcleo sediado pela UFABC, que adotou a valorização das experiências profissionais e dos saberes da experiência. O foco da disciplina foi o processo de escrita de si, considerando três modalidades: caderno de escrileituras, cartas e memorial. Para ativar a escrita do memorial, cinco dispositivos foram trabalhados: análise de memoriais acadêmicos, narrativas das experiências históricas, escritas ficcionais, narrativas das experiências-limite e escritas durante o caminhar pela cidade. Alguns resultados preliminares apontam para o descondicionamento e estranhamento do lugar de professor e das aulas ministradas pelos participantes da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander de Freitas, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Prof. Dr. Alexander de Freitas.  Doutor em Educação pela USP. Professor adjunto I do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciado aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e vice-coordenador do núcleo do PROF-FILO sediado pela UFABC.  

Marília Mello Pisani, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Profa. Dra. Marília Mello Pisani. Doutora em Filosofia pela UFSCar. Professora adjunta II do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciada aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e coordenadora do curso de Licenciatura em Filosofia.

Downloads

Publicado

02-04-2018

Como Citar

Freitas, A. de, & Pisani, M. M. (2018). Reflexões acerca da natureza do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) a partir da experiência com a disciplina "Laboratório de Ensino de Filosofia". Sofia , 6(3), 47–68. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17182

Edição

Seção

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino